Feira de Santana

Flifs 2024: Seis dias de cultura, literatura e resistência em Feira de Santana

Após seis dias intensos de atividades, de 27 de agosto a 1º de setembro, a Flifs trouxe uma programação diversificada que encantou o público e destacou as narrativas femininas como tema central deste ano.

02/09/2024 18h30
Flifs 2024: Seis dias de cultura, literatura e resistência em Feira de Santana
Foto: Rafael Marques

A Feira do Livro e Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs) encerrou mais uma edição de sucesso, reafirmando seu papel como um importante evento de fomento à cultura e democratização do acesso à leitura e literatura na região. Após seis dias intensos de atividades, de 27 de agosto a 1º de setembro, a Flifs trouxe uma programação diversificada que encantou o público e destacou as narrativas femininas como tema central deste ano.

“Nosso Festival Literário e Cultural de Feira de Santana finalizou depois de seis dias de intensas atividades uma programação robusta”, afirmou a coordenadora do evento, professora Rita Brêda. Ela ressaltou o impacto do festival como espaço de aglutinação de pessoas, projetos e sonhos, destacando a importância de iniciativas que promovam a cultura local e regional.

A Flifs 2024 contou com uma vasta programação, incluindo contações de histórias, encontros com escritores, mesas-redondas e a Praça do Cordel, que reuniu mais de 28 cordelistas da Bahia e de outros cinco estados.

“Tivemos mais de 130 livros lançados entre as sessões de lançamento e nos stands, onde os autores puderam dialogar com o público”, comentou Rita Brêda, destacando a interação entre escritores e leitores como um dos pontos altos do evento.

Um dos espaços de destaque foi a Arena Flifinha, batizada em homenagem a Marilene Brito, que proporcionou momentos mágicos para crianças e adultos, com apresentações de teatro, música, dança e literatura. O festival também movimentou a comercialização de livros, tanto pela política do vale-livro quanto pelas vendas realizadas diretamente aos visitantes.

“Os pais e adultos que estiveram presentes aumentaram seu acervo literário, contribuindo para a formação de novos leitores”, destacou a coordenadora.

A programação musical do festival foi outro ponto de destaque, com shows de artistas locais, como Quixabeira da Matinha, Maryzelia e Carol Pereyr, além de bandas de fora, como Trilogia do Reggae e Calango Tião. O evento encerrou com chave de ouro no domingo, com apresentações da banda Didac e Larissa Luz, que emocionaram o público.

“Encerramos um festival que teve como título de tema ‘As Narrativas Femininas, Histórias para Resistir’. Foi um momento de muita emoção e celebração da força feminina”, ressaltou Rita Brêda.

O festival também expandiu seus horizontes, ocupando diferentes espaços da cidade, como o SESC, o Cuca, a Biblioteca Monteiro Lobato e o Centro de Educação Inclusiva, todos com atividades intensas e diversificadas.

“A Flifs mostrou sua capacidade de mobilização e deixou uma sementinha de inspiração em cada estudante, em cada convidado. O festival desperta a ideia de que todos podemos ser leitores, escritores, artistas”, refletiu a coordenadora.

Com um sentimento de gratidão, a professora Rita Brêda agradeceu a todos que acreditaram no projeto e contribuíram para o sucesso da Flifs 2024.

“Encerramos com grande estilo e com a sensação de que foi um evento exitoso. Já estamos pensando no próximo, em 2025, com a certeza de que a Flifs continuará cumprindo seu papel de fomento e resistência cultural”, concluiu.

A Flifs 2024 foi, sem dúvida, um marco na agenda cultural de Feira de Santana, deixando um legado de cultura, conhecimento e inspiração para todos os participantes.

*Com informações do repórter Robson Nascimento

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Sindicato afirma que Micareta já impulsiona rede hoteleira de Feira

Sindicato afirma que Micareta já impulsiona rede hoteleira de Feira

Com ocupação chegando a 80%, hotéis de Feira se preparam para a Micareta
Feira de Santana
Doceria aposta em inovação e fidelidade dos clientes para driblar desafios da Páscoa

Doceria aposta em inovação e fidelidade dos clientes para driblar desafios da Páscoa

Mesmo com alta do cacau, confeitaria de Feira de Santana surpreende com sabores criativos...
Feira de Santana
Pesquisadora feirense participa de pesquisa no Pantanal

Pesquisadora feirense participa de pesquisa no Pantanal

Maricélia Maia foi convidada a integrar a equipe que estuda a saúde das populações...