Fisioterapeuta indica tipos ideais de mochilas para evitar problemas de coluna
De acordo o fisioterapeuta, a educação com a postura corporal correta começa na infância, e pode evitar futuros problemas posturais crônicos
O quadro Saúde e Bem-Estar, do Jornal do Meio Dia (Princesa FM – 96,9), recebeu nesta quinta-feira (9), o fisioterapeuta neurofuncional Vinicius Oliveira. Durante a entrevista foi debatido quais mochilas escolares são adequadas, além de dicas para cuidado com a postura dos estudantes.
De acordo com o entrevistado, diariamente as crianças precisam carregar uma grande quantidade de material didático. Sendo assim, é muito importante que seja pensado em mochilas adequadas, para evitar futuras dores nas costas e a escoliose, que é uma deformidade na coluna difícil de ser corrigida posteriormente.
“A mochila tem que ter um peso em torno de 0,5 kg, tem que ser calculado com o peso da criança. Por exemplo, se você pegar uma criança com 11 anos e ela tem 30kg, se a mochila vazia já tem meio quilo, 10% de 30 são 3 kg. Então, só pode carregar livros e cadernos de 2,5 kg, que é o que a criança suporta. Se for acima disso vai causar um sobrepeso”, informa o especialista.
De acordo o fisioterapeuta, a educação com a postura corporal correta começa na infância, e pode evitar futuros problemas posturais crônicos.
“Analisar se o pé está no chão, se está ficando muito alto, o joelho precisa estar bem posicionado. É muito importante prestar atenção se as costas da criança está encaixada na parte posterior, a parte do braço tem que ter um encosto adequado e a mesinha da frente precisa ter a altura correta”, indica.