Brasil

FioCruz: Casos de vírus respiratórios aumentam em crianças

Apenas cerca de 39% da população infantil de 3 a 11 anos finalizou o esquema vacinal no país

12/01/2023 17h52
FioCruz: Casos de vírus respiratórios aumentam em crianças
Foto: Divulgação

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, nesta quinta-feira (12), que o vírus sincicial respiratório (VSR) predomina entre os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em crianças no Brasil. O vírus corresponde a 59% dos casos de SRAG em crianças de 0 a 4 anos, entre 11 de dezembro e 7 de janeiro.

São Paulo, Distrito Federal e toda a região sul se destacam em relação ao restante do país. Há também presença acentuada do VSR no Espírito Santo, Minas Gerais e Roraima.

A faixa dos 0 aos 4 anos é a única em que o VSR prevalece em relação a Covid-19, que segue sendo a maioria dos casos de síndrome respiratória aguda grave entre crianças. O pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, reforça a importância de manter a vacinação em dia.

“As vacinas aprovadas não só são seguras, como também reduzem significativamente o risco de internação. Tomar todas as doses recomendadas é a nossa melhor ferramenta”, aponta Gomes

Até o momento, apenas cerca de 39% da população infantil de 3 a 11 anos finalizou o esquema vacinal contra a Covid no país, segundo a Fiocruz.

*Metro 1

Comentários

Leia também

Brasil
Mais de 1,3 milhão de beneficiários do INSS já pediram reembolso por descontos indevidos

Mais de 1,3 milhão de beneficiários do INSS já pediram reembolso por descontos indevidos

Consulta e solicitação de devolução estão disponíveis desde quarta-feira (14); maioria...
Brasil
Governo suspende exportações de carne de frango do RS após caso de gripe aviária

Governo suspende exportações de carne de frango do RS após caso de gripe aviária

Medida tenta preservar mercado após detecção do primeiro foco da doença em granja comercial...
Brasil
Nascimentos e óbitos caem no Brasil em 2023, aponta IBGE

Nascimentos e óbitos caem no Brasil em 2023, aponta IBGE

Centro-Oeste foi a única região com aumento de registros de nascimentos; óbitos recuaram...