Cultura

Filme ‘Marte Um’ é selecionado pelo Brasil para disputar vaga no Oscar 2023

Dirigido por Gabriel Martins, filme tenta vaga entre os cinco lugares na categoria de Melhor Filme Internacional da premiação.

05/09/2022 13h12
Filme ‘Marte Um’ é selecionado pelo Brasil para disputar vaga no Oscar 2023
Foto: Reprodução/Instagram

O filme “Marte Um” foi selecionado pela Academia Brasileira de Cinema para disputar uma vaga no Oscar 2023 na categoria de Melhor Filme Internacional. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (5), após reunião do Comitê de Seleção presidida por Bárbara Cariry.

“Marte Um” estreou em janeiro no Festival de Sundance, e chegou aos cinemas brasileiros no dia 25 de agosto após ser premiado no Festival de Gramado em quatro categorias (Melhor Filme do Júri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical, Prêmio Especial do Júri).

Com direção do mineiro Gabriel Martins, o longa retrata a história de uma família negra da periferia de Contagem, em Minas Gerais, que busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita. A narrativa apresenta as tensões vividas pelo casal Tércia e Wellington, assim como as descobertas de seus filhos Deivid e Eunice.

Agora, o longa tenta vaga entre os cinco lugares na categoria de Melhor Filme Internacional da premiação. A cerimônia do Oscar 2023 está prevista para acontecer em 12 de março.

Este ano, 28 longas-metragens inscritos e habilitados a concorrer à vaga. Pela primeira vez, a eleição foi realizada em dois turnos. Na primeira etapa, seis filmes foram selecionados. Na segunda, “Um marte” saiu vencedor.

Os seis finalistas eram:

“A mãe”, de Cristiano Burlan
“A viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky
“Carvão”, de Carolina Markowicz
“Marte Um”, de Gabriel Martins
“Pacificado”, de Paxton Winters
“Paloma”, de Marcelo Gomes

Este ano, a Comissão de Seleção é formada por 19 membros: André Pellenz, Barbara Cariry Cavi Borges, David França Mendes, Eduardo Ades, Guilherme Fiúza Zenha, Jeferson De, João Daniel Tikhomiroff, João Federici, José Geraldo Couto, Juliana Sakae, Marcelo Serrado, Maria Ceiça de Paula, Patricia Pillar, Petra Costa, Renata Almeida, Talize Sayegh, Waldemar Dalenogare Neto e Zelito Viana.

*G1 Bahia

Comentários

Leia também

Cultura
Após grande apresentação na Micareta de Feira, Lago comenta projeção artística  

Após grande apresentação na Micareta de Feira, Lago comenta projeção artística  

A música entrou na sua vida através do violão, instrumento que se tornou seu companheiro...
Cultura
Incondicional: Diogo Dourado grava DVD neste mês

Incondicional: Diogo Dourado grava DVD neste mês

Preparem-se para uma noite inesquecível de música e emoção! O cantor Diogo Dourado...
Cultura
Festival de Cinema Brasileiro em Paris exibe 30 produções nacionais

Festival de Cinema Brasileiro em Paris exibe 30 produções nacionais

O evento deste ano homenageia o ator e diretor Antônio Pitanga, ícone do cinema brasileiro...