Bahia

Filhote de ovelha nasce com oito patas no interior de Irará (BA) 

O dono do animal disse que nunca presenciou algo parecido

26/07/2022 11h17
Filhote de ovelha nasce com oito patas no interior de Irará (BA) 

Rafael Marques

Um caso de má-formação genética aconteceu na manhã desta terça-feira (26), numa chácara, em Candeal Moura, zona rural da cidade de Irará, a cerca de 46 Km de Feira de Santana. Uma ovelha gerou um filhote com oito patas e assustou moradores.

Ao De Olho na Cidade, o agricultor Edson Moreira Santana, dono do animal, relatou que nunca presenciou algo parecido.

“Quando acordei, a ovelha estava tentando parir. Fiquei olhando, mas ela não conseguia. Seguramos ela pra massagear, e após muito esforço ela conseguiu parir, mas o filhote saiu com uma cabeça e dois corpos. É uma coisa que a gente nunca viu, já ouvimos falar, mas nunca vimos”, disse.

Ainda segundo ele, a ovelha foi medicada e passa bem, mas o filhote não resistiu.

“Ela já se alimentou, tomou remédios e está bem, porém o filhote não sobreviveu”, disse.

De acordo com o médico veterinário Lindomar França, o caso é conhecido como nascimento de gêmeos anômalos.

“São gêmeos anômalos, um defeito genético quando um animal nasce com apenas um tórax, uma cabeça e quatro pares de membros. Isso acontece devido à má-formação do sistema esquelético na hora da fecundação, uma divisão cromossômica, e esses membros se ligaram um ao outro. Uma deficiência de mineral também pode causar esse problema. Nós não sabemos como foi a cruza desses animais, mas podemos falar que o parentesco deles nas regiões onde não ocorre controle de criação, pais fecundam filhas, ou filhos fecundam mães, e pode acontecer a consanguinidade que resulta em más-formações”, explicou.

VEJA VÍDEO

Comentários

Leia também

Bahia
Família de Mãe Bernadete pede indenização de R$ 11,8 milhões em ação que aponta falhas da União e do Governo da Bahia

Família de Mãe Bernadete pede indenização de R$ 11,8 milhões em ação que aponta falhas da União e do Governo da Bahia

Defesa alega de que ialorixá não teve proteção adequada e pede atenção para o neto...
Bahia
Governo do Estado instala base dos Bombeiros, realiza limpeza de lagoa e intensifica suporte em Bom Jesus da Lapa

Governo do Estado instala base dos Bombeiros, realiza limpeza de lagoa e intensifica suporte em Bom Jesus da Lapa

A Embasa colocou em operação uma bomba flutuante, com apoio de gerador, para intensificar...
Bahia
SSP lança ‘Prevenir é Agir’: capacitação de policiais para festas do verão baiano

SSP lança ‘Prevenir é Agir’: capacitação de policiais para festas do verão baiano

O ato ocorreu no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, nesta terça-feira...