Esporte

Fifa The Best 2023: Pelé é grande homenageado da cerimônia

O jogador Ronaldo Fenômeno e a viúva do craque, Márcia Aoki, discursaram sobre a perda

28/02/2023 07h12
Fifa The Best 2023: Pelé é grande homenageado da cerimônia
Foto: Divulgação/Santos FC

A cerimônia do Fifa The Best 2023 foi marcada por uma homenagem a Pelé, morto em dezembro do ano passado, aos 82 anos. O Rei do Futebol foi lembrado logo no começo do evento, quando o presidente da Fifa, Gianni Infantino chamou a atenção para a importância do ex-jogador para a história do futebol.

No início da cerimônia do Fifa The Best 2023, evento promovido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) que premia os melhores profissionais do meio futebolístico, uma homenagem foi feita ao craque Pelé, que faleceu em dezembro do ano passado.

Além de um vídeo dedicado ao Rei, com diversos momentos marcantes da carreira do atleta reunidos, o ex-jogador Ronaldo Fenômeno discursou sobre o craque e entregou um troféu especial à Márcia Aoki, viúva de Pelé.

“Falar do Pelé para mim é muito difícil, vou até falar em português. Quando eu lembro do Pelé eu vejo um jogador muito à frente do seu tempo, um atleta que ser viu de inspiração para mim e todo mundo no futebol. Nos anos 1950, ele já era moderno, chutava com as duas pernas, saltava mais alto que os outros, controle orientado, fazia gol de bicicleta, cabeça. Eu também lembro dele como um amigo querido. Quando eu tive a primeira lesão no meu joelho, em 2000, ele me visitou na minha casa, levando muito amor e carinho em um dos momentos mais difíceis da minha vida”, recordou Ronaldo.

“O Pelé também será lembrado pelo impacto na sociedade. Quando ele jogava, o mundo era um lugar ainda mais racista do que era hoje. Ele, um atleta negro, se tornou o rei do esporte mais popular do planeta. Mostrou que o negro pode ser o melhor, mais bem-sucedido e pode vencer o racismo. Essa luta ainda não acabou, mas peço que todos se inspirem na luta do Rei Pelé, para que combatamos o preconceito “, concluiu.

*Metro 1

Comentários

Leia também

Esporte
Bahia encara o Moto Club em seu primeiro jogo eliminatório na temporada 2024

Bahia encara o Moto Club em seu primeiro jogo eliminatório na temporada 2024

A partida é decidida em jogo único e o Tricolor tem a vantagem do empate para seguir....
Esporte
Com PK na transição, Vitória se reapresenta após Ba-Vi e mira jogo contra o Náutico

Com PK na transição, Vitória se reapresenta após Ba-Vi e mira jogo contra o Náutico

Rubro-Negro volta a campo às 19h desta quarta-feira, pela Copa do Nordeste