Fifa confirma Copa com 48 seleções, mas pretende rever formato da fase de grupos
A possibilidade de manter o formato dos grupos deste ano passou a ser estudada após o ocorrência de várias zebras e da queda de grandes seleções
Presidente da Fifa, Gianni Infantino anunciou que pretende rever o formato de 16 grupos de três seleções previsto para a Copa do Mundo de 2026. O Mundial, que será realizado no México, Estados Unidos e Canadá, seria o primeiro com o novo formato e com 48 seleções disputando.
A Fifa está convencida de que a Copa do Mundo com 48 países é o melhor formato para a competição, mas, de acordo com Infantino, a possibilidade de manter o formato dos grupos passou a ser estudada após o sucesso da fase de grupos da Copa do Catar, que contou com várias zebras e a frustração de gigantes como Uruguai, Alemanha e Bélgica.
“Tenho que dizer que depois dessa Copa, com o sucesso dos grupos de quatro times, teremos que revisitar ou rediscutir o formato, se vamos com 16 grupos de três seleções ou 12 grupos de quatro equipes”, disse o presidente da Fifa em coletiva nesta sexta-feira (16).
A ideia inicial era que, com grupos de três seleções, duas fossem classificadas, criando uma fase eliminatória anterior às oitavas. Já com 12 grupos de quatro seleções, haveria um formato com a classificação dos quatro melhores terceiros colocados, para completar 16 participantes das oitavas.
*Metro 1