Fiéis se reúnem em missa para homenagear Senhora Sant’Ana
Nesta quarta-feira (26) é celebrado o feriado da padroeira de Feira
As celebrações em homenagem a Senhora Sant’Ana, padroeira de Feira de Santana, começaram na manhã desta quarta-feira (26), na Catedral Metropolitana, com uma alvorada festiva. Em seguida, foi celebrada a primeira missa, presidida pelo arcebispo emérito Dom Itamar Vian. A solenidade eucarística começou por volta das 10h, e foi presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Zanone Demettino Castro. Fiéis, devotos, membros da Arquidiocese e autoridades locais estiveram presentes. O prefeito Colbert Martins Filho destacou a importância de praticar a fé.
“Hoje estamos aqui dizendo que Feira, na sua base e construção, tem a sua fé na cidade Santana. Então, agradecer a ela não é apenas um dever, mas é algo sincero pelo que ela trouxe e nos manteve. Como cristão, isso é um engrandecimento, é um reconhecimento por tudo que nós já fizemos. De nada adianta usar pessoas apenas como pessoas sem ter essa fé”, disse ao De Olho na Cidade.
As comemorações em preparação para a festa, começaram desde o dia 17. Segundo Dom Zanone, agora, o momento é de alegria, marcado pela fé e devoção do povo.
“Celebramos este momento com muita alegria, devoção e espiritualidade. Ontem tive a oportunidade de celebrar o nono dia, com participação muito consciente, alegria e bem preparada. É uma festa bonita, com dignidade e respeito”, destacou Dom Zanone.
Ainda hoje, acontece a tradicional procissão, às 16h, tendo como ponto de partida a Catedral Metropolitana, na Praça Padre Ovídio.
*com informações do repórter Rafael Marques