Fiéis celebram eleição do novo Papa com missa em Feira de Santana
A missa foi marcada por simbolismo e fé, refletindo a união dos católicos de Feira de Santana com a Igreja neste momento histórico.
Foi celebrada na tarde desta quinta-feira (8), na Catedral Metropolitana de Sant’Ana, em Feira de Santana, a primeira missa em ação de graças pela eleição do Papa Leão XIV. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo emérito de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, e reuniu fiéis que expressaram gratidão e esperança diante do novo pontificado.
Durante a celebração, Dom Itamar destacou a importância da escolha do novo Papa para a Igreja Católica e para o mundo contemporâneo.
“As primeiras impressões que estamos constatando de todos os países do mundo é de que foi a pessoa certa, escolhida para o momento certo da história. A missa é a melhor forma de agradecer a Deus por tudo que d’Ele recebemos, e hoje estamos aqui para expressar esse agradecimento profundo”, afirmou o arcebispo emérito.
Dom Itamar também ressaltou a continuidade histórica do papado e a missão que o novo pontífice assume:
“O Papa Leão XIV é o 267º sucessor de São Pedro. É uma corrente que nunca se rompeu e nunca se romperá, porque temos a certeza da promessa de Jesus: ‘as portas do inferno não prevalecerão contra ela’. O Papa é o sucessor de Pedro, e sua missão é guiar a barca da Igreja.”
Dom Itamar expressou confiança no novo pontífice. “Quando um Papa assume, ele sabe que é uma missão superior às suas forças. Mas ele não governa sozinho. É assessorado por cardeais, instituições e caminha junto com o povo de Deus. O que esperamos é a continuidade do excelente trabalho realizado por Papa Francisco”, pontuou.
Sobre os próximos passos, o arcebispo emérito disse que aguardava os anúncios oficiais do Vaticano.
“Acredito que ainda hoje sejam definidos detalhes como a data da posse. A partir de então, ele será oficialmente o líder da Igreja Católica, mas também uma liderança mundial, cujas palavras chegam a todos os homens e mulheres de boa vontade.”
Dom Itamar encerrou sua fala com entusiasmo ao comentar sobre o novo Papa:
“É uma grande alegria. Conheço Leão XIV, li seus pronunciamentos, acompanhei sua trajetória. Pode ter sido uma surpresa para muitos, mas quem o conhece sabe que ele é muito competente, preparado e conhecedor da realidade do mundo. Ele já estava profundamente engajado na vida da Igreja e na construção de soluções para os problemas globais.”
*Com informações do repórter Robson Nascimento