Bahia

Fetrab lança campanha na Alba e cobra mais repasses ao Planserv: ‘Devolva meus 5%’

Federação defende aumento da contribuição do Estado ao plano de saúde dos servidores públicos

27/05/2025 21h17
Fetrab lança campanha na Alba e cobra mais repasses ao Planserv: ‘Devolva meus 5%’
Foto: Assessoria/Fetrab

A Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) lançou, nesta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a campanha “Devolva meus 5%! O Planserv é nosso!”.

O movimento reivindica o aumento da contribuição do governo estadual ao plano de saúde dos servidores, elevando o percentual atual de 2,5% para 5%.

O lançamento ocorreu durante uma audiência pública na Alba e reuniu representantes sindicais, parlamentares e lideranças do funcionalismo. A principal crítica da federação é que o atual repasse estadual não supre as demandas da rede credenciada, o que tem impactado diretamente a qualidade do atendimento oferecido aos servidores públicos.

“A gestão estadual precisa ampliar o repasse ao Planserv para garantir um atendimento digno, com mais qualidade e alcance. Mas não podemos cair em discursos falaciosos, como o da privatização do Planserv. Os planos privados são caros e inacessíveis para muitos servidores. O Planserv é nosso patrimônio, é parte da nossa história”, afirmou o vice-coordenador da Fetrab, Reonei Menezes.

Segundo ele, a campanha é um chamado à responsabilidade do governo, mas também um alerta contra a tentativa de transformar o plano em mercadoria. Menezes ainda reforçou que a luta é por melhorias sem abrir espaço para projetos privatistas ou partidários.

A audiência contou com a presença dos diretores da Fetrab Jorge Washington, Marinalva Sousa, Ramon Carvalhal e Jadilson Ferreira, que reforçaram a importância da mobilização em defesa do plano de saúde dos servidores públicos estaduais.

Comentários

Leia também

Bahia
Incêndio atinge Polo Petroquímico em Camaçari; fogo foi controlado e não deixou feridos

Incêndio atinge Polo Petroquímico em Camaçari; fogo foi controlado e não deixou feridos

Chamas começaram em tanque da unidade e foram contidas com apoio de brigada interna, bombeiros...
Bahia
Jerônimo Rodrigues recebe a mais alta honraria brasileira no Palácio Itamaraty

Jerônimo Rodrigues recebe a mais alta honraria brasileira no Palácio Itamaraty

Condecoração reconhece serviços e méritos excepcionais de pessoas físicas, jurídicas,...
Bahia
MPT processa BYD e empreiteiras por trabalho escravo e tráfico de pessoas na Bahia

MPT processa BYD e empreiteiras por trabalho escravo e tráfico de pessoas na Bahia

Ação pede R$ 257 milhões por danos morais coletivos; 220 operários chineses foram resgatados...