Feira de Santana

Festival Gastronômico de Feira de Santana destaca elementos regionais da culinária sertaneja

O festival segue até o dia 4 de dezembro e reúne 22 empreendimentos que participam em três categorias: Prato Principal, Petiscos e Doces e Sobremesas

01/12/2022 12h11
Festival Gastronômico de Feira de Santana destaca elementos regionais da culinária sertaneja
foto: Kodachi

Os amantes da boa comida ainda podem desfrutar das delícias elaboradas pelos restaurantes e bares da região que apresentaram em seus cardápios pratos com elementos da gastronomia que representam os sabores do sertão. É porque acontece até o dia 4 de dezembro o Primeiro Festival Gastronômico de Feira de Santana – Sabores do Sertão. Ao todo 22 empreendimentos que participam do festival em três categorias: Prato Principal, Petiscos e Doces e Sobremesas. A degustação poderá ser feita em cada estabelecimento ou por delivery, caso o restaurante ofereça a modalidade. Os pratos estão sendo divulgados na página de instagram oficial do evento @festivalsaboresdosertão.

Durante o Festival também foi realizada a Cozinha Show, Cozinha Kids e o Desafio Gastronômico. Nas atividades o público pôde ver de perto aulas-show ao vivo e ainda degustar as preparações em uma cozinha especialmente montada no Ville Gourmet.

Participam desta edição do Festival Gastronômico: Unique Caffé Lounge, Faenza Restaurante, Acarajé da Maria Lounge Bar, Bar Água de Bebê, Billas Pizza, Café com Arte Gourmet, Cantina da Dinha, Casa do Chef, Diário Fit FSA, Gauchão Fraga Maia, Gauchão São Domingos, Jaime do Pastel, Kodachi Gastronomia, Natto Restaurante, Pizza na Pedra, Restaurante Casa de Moá, Restaurante Cris Gourmet, Restaurante Estrela, Restaurante Manjericão, Restaurante Noz, Restaurante Paraíso da Carne de Sol e Taboo Steak Bar.

Promovido pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana, SENAC, Sindicato Hotéis Restaurantes Bares Similares de Feira de Santana (SindFeira) e Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), o evento recebe apoio do Ville Gourmet e conta com o patrocínio da Bahiagás, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA/CNC) e Pepsi Black.

Sobre o Festival

O Festival tem como tema “Conexões através da Gastronomia”, uma referência a localização de Feira Santana e a sua característica de entroncamento rodoviário entre diversas regiões da Bahia. O objetivo do evento é difundir a qualidade da oferta gastronômica da cidade, além de estimular o fortalecimento do setor gastronômico local e promover o desenvolvimento sustentável através da integração da cadeia produtiva de alimentos do campo com os estabelecimentos participantes.

Ainda seguindo este objetivo, o festival promete oportunizar e valorizar a riqueza gastronômica que existe na cidade, em um formato de evento já renomado e consolidado pelo Sebrae e que ocorre em diversos lugares da Bahia, destacando e valorizando a cultura gastronômica e movimentando a economia criativa de cada região.

Festival solidário

Durante o Festival, está acontecendo a divulgação e incentivo para doação ao Lacre do Bem, um projeto que é conduzido com o apoio de voluntários, escolas, empresas e, na Bahia, conta com o apoio do Senac, que tornou-se parceiro da campanha em 2017. As unidades do Senac em toda a Bahia funcionam como ponto de coleta lacres de latinhas de alumínio.

A campanha “Lacre do Bem” foi criada em 2013 com o intuito de arrecadar lacres de latinhas de alumínio para vender para a reciclagem e com o dinheiro da venda realizar a compra de cadeiras de rodas que serão doadas para pessoas com deficiência. É necessário juntar 140 garrafas pet de 2 litros cheias de lacres para adquirir uma cadeira de rodas de uso geral – ou seja, 352 mil lacres.

Todos os lacres juntados durante o festival serão doados para o projeto e a empresa com maior número receberá destaque ao final do evento. A unidade Senac Feira e o Sindicato do Comércio de Feira de Santana – SICOMFS, entregarão os adesivos aos estabelecimentos participantes.

Para saber mais sobre o projeto, acesse https://www.lacredobem.org.br/sobre/

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Prefeitura de Feira amplia para 592 vagas do concurso público

Prefeitura de Feira amplia para 592 vagas do concurso público

A medida consta em edição do Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira (21).
Feira de Santana
Dia do Skate: destaques em Feira recebem moção de aplausos da Câmara

Dia do Skate: destaques em Feira recebem moção de aplausos da Câmara

Moções de Aplauso, protocoladas na Câmara Municipal de Feira de Santana, homenageiam...
Feira de Santana
Líderes empresariais de Feira de Santana criticam possível aumento do ICMS pelo Governo do Estado

Líderes empresariais de Feira de Santana criticam possível aumento do ICMS pelo Governo do Estado

Marco Silva destacou ainda a preocupação com os efeitos econômicos negativos desses...