Festa do Vaqueiro de Ipuaçu chega à 24ª edição celebrando fé, cultura e tradição sertaneja
O evento, que faz parte do calendário oficial do município, celebra as raízes sertanejas da região e reúne centenas de vaqueiros, moradores e visitantes em três dias de programação religiosa e cultural.
Com fé, música e tradição, teve início nesta sexta-feira (1º) a 24ª edição da Festa do Vaqueiro de Ipuaçu, no distrito João Durval Carneiro, em Feira de Santana. O evento, que faz parte do calendário oficial do município, celebra as raízes sertanejas da região e reúne centenas de vaqueiros, moradores e visitantes em três dias de programação religiosa e cultural.
Na abertura oficial, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo, destacou a importância da festa como manifestação cultural e espaço de valorização da identidade nordestina.
“Uma grande festa, tradicional, que mistura religiosidade, cultura, música, arte e principalmente a valorização do vaqueiro, figura central da nossa história. Ipuaçu vive dias de muita fé e alegria. A gente já passou pela escolha da rainha e das princesas, e agora temos uma programação musical diversificada, que agrada a todos os gostos”, afirmou o secretário.
A celebração teve início com missa e segue com shows noturnos e atividades que atraem moradores de toda a zona rural e até de outras regiões do município, movimentando também o comércio local e o turismo.
Um dos momentos mais emocionantes do evento acontece no domingo (4), com a tradicional cavalgada, que reúne milhares de cavaleiros e amazonas em cortejo até a sede do distrito. Jurandy Carvalho, um dos fundadores da festa, relembra o início do evento.
“A festa começou há trinta anos com um grupo de amigos que montava cavalo. Depois, com a quinta cavalgada, nasceu a ideia da Festa do Vaqueiro. Hoje, é uma tradição que a comunidade preserva com muito orgulho”, contou.
Segundo Jurandy, são esperadas cerca de 3 mil pessoas montadas a cavalo no domingo, partindo da Fazenda Pedra da Canoa em direção ao distrito, num dos pontos altos da celebração.
Além da cavalgada, o evento conta com mais de dez atrações musicais. Neste sábado (2), a banda Olhar Sereno abre a noite às 20h, seguida por Jaldo Rodrigues, às 22h. À meia-noite, é a vez da Seresta do Rasta, e, por fim, Os Clones assumem o palco às 2h, animando o público até às 3h.
No domingo, a programação começa mais cedo. A partir das 15h, a banda Katukada dá início aos shows. Regi Vaqueiro sobe ao palco às 17h, seguido por Canindé às 19h. O encerramento da festa fica por conta da banda Asas Livres, às 21h.
*Com informações do repórter Rafael Marques