Festa de Reis em Tiquaruçu foi suspensa por “capricho político”, afirma Zé Neto
Segundo o deputado, festejo foi suspenso por conflitos entre a prefeitura e a Câmara de Vereadores
O deputado federal Zé Neto afirmou que a suspensão da tradicional Festa de Reis do Distrito de Tiquaruçu, que estava prevista para iniciar neste sábado (6), foi devido a “capricho político do grupo que comanda a administração municipal”. O pronunciamento foi publicado a partir de um vídeo no seu perfil oficial do instagram.
Segundo informações divulgadas, a festividade foi cancelado pois a prefeitura aguarda parecer jurídico do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), para abrir os recursos do Orçamento de 2024. Contudo, segundo o deputado Zé Neto, a suspensão da festa ocorreu por disputa política entre o prefeito Colbert Filho e a Câmara de Vereadores.
“O município podia muito bem realizar a festa, a alegação, de que é porque o orçamento não está aberto, é esdrúxula. Vamos falar as coisas como devem ser ditas, ‘você’ não faz porque não quer. Há muito anos a cultura da cidade, pelo grupo político de vocês, tem sido deixada de lado. Tudo vocês tratam apenas como se fosse uma festa qualquer, mas não é, é parte da cultura de Tiquaruçu, quase 200 anos de tradição “, declarou o deputado.
Ainda, no vídeo, Zé Neto se colocou a disposição para ir atrás de alternativas que permitam que a festa seja realizada, declarando que a festividade deve ser reconhecida como patrimônio cultural.
“E de antemão, já nos dispomos a encaminhar tanto para o IPAC, quanto para o IPHAN, o reconhecimento da Festa de Reis de Tiquaruçu como bem material e imaterial que deverá ser protegido, tanto a nível estadual como nacional. Reconhecendo aasim este importante elemento importante da nossa constituição cultural, identitária e de grande importância para as nossas raízes culturais de Feira de Santana”, dizia a publicação.