Saúde

Feridas de difícil cicatrização? Especialista explica os benefícios da laserterapia

Com avanços constantes e mais estudos comprovando sua eficiência, a laserterapia se firma como um importante recurso no tratamento de feridas complexas

22/03/2025 10h56
Feridas de difícil cicatrização? Especialista explica os benefícios da laserterapia

A laserterapia tem se destacado como um tratamento inovador para feridas complexas e crônicas, proporcionando avanços significativos na cicatrização e na qualidade de vida dos pacientes. Durante entrevista ao programa, a estomaterapeuta e feridóloga Áquilla Chahinne destacou os benefícios e a eficiência dessa tecnologia na recuperação de lesões de difícil tratamento.

“A laserterapia é uma terapia adjuvante que vem para somar ao tratamento das feridas. Eu sou apaixonada pelos resultados que ela proporciona e utilizo amplamente nos meus pacientes”, afirmou Áquilla.

A especialista ressaltou que o uso do laser no tratamento de feridas não é uma novidade recente, sendo estudado desde 1917 e aplicado com propósitos terapêuticos desde a década de 1960.

“A laserterapia é de baixa intensidade e estimula processos biológicos do corpo. Quando uma ferida está em um estado inflamatório crônico, o laser auxilia na saída desse processo, contribuindo para uma cicatrização mais eficiente”, explicou.

Entre os principais benefícios do uso do laser no tratamento de feridas, a especialista destacou:

A especialista explicou ainda que a laserterapia tem ampla aplicação, sendo indicada para diversos tipos de feridas, incluindo lesões por pressão (“escaras”), úlcera venosa e complicações pós-operatórias. “Estudos demonstram que a aplicação do laser de baixa intensidade melhora a resposta do tecido, favorecendo a oxigenação e a cicatrização mais rápida”, apontou.

Apesar dos benefícios, Áquilla Chahinne frisou que a laserterapia não substitui outras abordagens essenciais.

“Ela é uma terapia complementar. Se não houver um bom tratamento da ferida, com limpeza adequada e remoção de tecidos necrosados, o laser sozinho não trará os resultados esperados”, alertou.

Muitos pacientes temem que a aplicação do laser seja dolorosa, mas a especialista garantiu que se trata de um procedimento indolor. “Na verdade, muitos relatam um alívio imediato da dor após a sessão”, afirmou.

Entre os desafios do uso da tecnologia, está a falta de informação e o receio por parte de alguns pacientes. “Muitos desconhecem os benefícios do laser, mas quando começam o tratamento e percebem os resultados, se tornam defensores da terapia”, disse.

Comentários

Leia também

Saúde
Governo federal anuncia campanha nacional de vacinação em escolas públicas

Governo federal anuncia campanha nacional de vacinação em escolas públicas

A ação contará com a participação de 5.544 municípios, e estima a vacinação de...
Saúde
Cirurgia plástica e composição corporal: Especialistas explicam por que peso na balança não é o fator principal
Saúde
Lula e Alckmin são vacinados na abertura da campanha nacional contra gripe

Lula e Alckmin são vacinados na abertura da campanha nacional contra gripe

Meta para 2025, reforçada no Dia Mundial da Saúde, é imunizar 90% dos grupos prioritários....