Feirense em Paris: Antônia Lúcia reencontra suas raízes em meio aos Jogos Olímpicos de Paris
O encontro de Antônia e Jorge em Paris não só destacou a conexão entre duas cidades distantes, mas também a importância das raízes e da identidade
Em uma edição especial do programa Jornal do Meio Dia (rádio Princesa FM), transmitida ao vivo de Paris, Jorge Biancchi encontrou a feirense Antônia Lúcia em frente à icônica Torre Eiffel e às margens do Rio Sena. Antônia, que mora na Alemanha há mais de 30 anos, está na capital francesa para acompanhar os Jogos Olímpicos.
“Eu moro na Alemanha há 35 anos, estou aqui para ver as Olimpíadas, graças a Deus! Eu sou do Feira X, minha família toda está lá”, revelou Antônia.
Antônia, que atualmente trabalha como cuidadora de idosos na Alemanha, compartilhou como foi deixar Feira de Santana e se estabelecer em um novo país.
“Sair do meu país foi muito difícil. Até hoje, meu coração está no Brasil. Tenho 14 irmãos e todo ano, eu vou para o Feira X, a nossa raiz a gente nunca esquece, a raiz fica”, explicou.
Ela também falou sobre sua experiência na capital francesa. “Estou aqui há apenas quatro dias, depois volto para a Alemanha. Estou amando Paris. Já assisti ao jogo de vôlei entre Alemanha e Argentina. Foi muito bom!”, disse.
Ao ser questionada sobre a língua, Antônia revelou que não ensinou português aos seus parceiros alemães, mas falou sobre suas habilidades bilíngues. “Eu sei falar alemão, mas não ensinei muito português. O primeiro eu ensinei, mas o segundo não”, brincou.
Antônia também prometeu procurar Jorge Biancchi durante sua visita em Feira de Santana. “Ano que vem estarei em Feira de Santana e vou levar um grupo de quatorze pessoas para o Brasil e vou procurar você”, prometeu.
*Com informações de Jorge Biancchi, direto de Paris