Feira tem redução no número de casos de dengue, Zika e Chikungunya
Vigilância Epidemiológica associa queda dos índices ao trabalho que tem sido intensificado
Feira de Santana mantém redução de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Este ano, entre janeiro e agosto, foram confirmados 132 casos de arboviroses, contra 164 no mesmo período do ano anterior – uma redução de 19,5%.
São 89 casos confirmados para dengue, 41 para Chikungunya e outros 2 Zika. Enquanto no ano passado, foram 109 de dengue, 48 Chikungunya e 7 de Zika. A diminuição foi de 18,3%, 14,5% e 71,4%, respectivamente. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, a redução é resultado do trabalho que tem sido intensificado desde o início deste ano, com ações de combate às doenças causadas pelo mosquito.
“Estamos trabalhando de forma intensa com educação continuada nas unidades de saúde para ampliar a busca ativa e o diagnóstico, além de notificar os casos possíveis de arboviroses. Dentro dessas atividades para cuidado e prevenção, nós conseguimos identificar que muitos casos se tratavam de outras doenças”, explica.
É importante que o morador procure o serviço de saúde ao notar os seguintes sintomas: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, tontura, dificuldade para respirar, baixa repentina da temperatura do corpo ou da pressão arterial, hemorragias, palidez, redução do volume da urina e pele, mãos ou pés frios.
*Secom