Feira de Santana

Feira Internacional do Conhecimento (FINC) retoma após quatro anos com grande celebração e show de Carlinhos Brown

Com uma programação intensa e cheia de atrações, a FINC promete consolidar-se, mais uma vez, como o maior evento acadêmico do interior baiano

22/10/2024 17h50
Feira Internacional do Conhecimento (FINC) retoma após quatro anos com grande celebração e show de Carlinhos Brown
Foto: Reprodução redes sociais

A 10ª edição da Feira Internacional do Conhecimento (FINC), organizada pelo Grupo Nobre, começou nesta segunda-feira (21) na Arena Cajueiro, em Feira de Santana, marcando seu retorno após uma pausa de quatro anos devido à pandemia de Covid-19. Com o tema “Bahia: A dor e a delícia de ser o que é”, o evento se estende até quinta-feira (24) e traz uma programação diversa, que inclui 40 horas de atividades, 30 stands, 21 atrações artísticas, 200 trabalhos acadêmicos, palestrantes internacionais e um público estimado de 8 mil participantes.

Reconhecida como o maior evento acadêmico do interior baiano, a FINC tem um impacto que transcende os muros das instituições UNEF e UNIFAN, que promovem o evento. O presidente do Grupo Nobre, Jodilton Souza, destacou a relevância da FINC para a comunidade acadêmica e para Feira de Santana como um todo.

“Esse evento é uma oportunidade para os nossos alunos desenvolverem projetos de estudo, pesquisa e, acima de tudo, uma integração social essencial. Fico muito feliz em retomar esse evento com mais de 7 mil alunos e tantas atividades. Trouxemos Carlinhos Brown porque ele compartilha nosso sentimento de vida e de projeto social”, afirmou Jodilton.

Carlinhos Brown e o Axé na FINC

Uma das grandes atrações da primeira noite foi o show do cantor e compositor Carlinhos Brown, que, antes de subir ao palco, deu uma entrevista destacando a importância de Feira de Santana para a cultura baiana e o papel da cidade no fortalecimento do Axé Music.

“A Micareta de Feira de Santana sempre foi o coração do Carnaval baiano. É aqui que os sucessos nascem, e para mim, é sempre um privilégio voltar a essa terra de tanta história e cultura. Eu tenho 45 anos de música e o Axé está comemorando 40 anos. Esse som nasceu aqui, na Bahia, e é uma alegria enorme estar nesse evento”, comentou Brown.

O artista também ressaltou seu vínculo com a cidade e suas tradições. “Quando eu entro em Feira de Santana, entro com reverência, cabeça baixa. Foi aqui que o fricote nasceu e contagiou o mundo. Minha música sempre teve uma conexão forte com essa terra”, afirmou, emocionando o público que aguardava sua apresentação.

Impacto Acadêmico e Internacionalização

A FINC, além de suas atrações culturais, destaca-se pelo forte conteúdo acadêmico. A vice-presidente do Grupo Nobre, Mariana Souza, falou sobre a projeção internacional que o evento ganhou nas últimas edições.

“O que mais nos orgulha é que a FINC se tornou uma feira internacional. Temos palestrantes globais e um evento que vai além do acadêmico, envolvendo cultura e impacto social. É uma retomada em grande estilo, com um evento que transcende os muros da academia”, declarou.

Para Mariana, o evento é uma oportunidade única para os alunos da UNEF e UNIFAN, que são protagonistas da organização e apresentação dos trabalhos.

“Os alunos estão no centro de tudo. Eles montam os estandes, apresentam os trabalhos e têm a oportunidade de aplicar na prática o que aprendem em sala de aula. Esse é o grande diferencial da FINC”, afirmou.

A feira também marca o início das comemorações pela autorização do curso de Medicina da UNEF, outro motivo de celebração para o Grupo Nobre, conforme explicou Jodilton Souza: “É um momento de felicidade dupla para nós, porque estamos entregando à cidade de Feira de Santana um novo curso, que certamente fará diferença na formação de futuros médicos.”

Comentários

Leia também

Feira de Santana
SSP define estratégias para reforçar segurança em Feira de Santana durante 1ª reunião do Plano de Atuação Integrada

SSP define estratégias para reforçar segurança em Feira de Santana durante 1ª reunião do Plano de Atuação Integrada

Encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (22), no Centro de Operações e Inteligência...
Feira de Santana
Equipe do Clériston Andrade é a primeira no Brasil a usar óculos de realidade virtual da Apple em neurocirurgias

Equipe do Clériston Andrade é a primeira no Brasil a usar óculos de realidade virtual da Apple em neurocirurgias

A iniciativa faz parte de um projeto inovador coordenado pelo médico neurocirurgião Dr....
Feira de Santana
Combate ao descarte de lixo no CSU resulta em 46 notificações e quatro conduções à delegacia