Feira de Santana

Feira do Livro usado movimenta pais e alunos em Feira de Santana

A feira se consolida como uma alternativa acessível e prática para aquisição de materiais escolares.

08/01/2025 16h31
Feira do Livro usado movimenta pais e alunos em Feira de Santana
Foto: Robson Nascimento

A 19ª edição da tradicional Feira do Livro Usado de Feira de Santana teve início na terça-feira (07) e segue até o dia 1º de março, oferecendo aos pais uma oportunidade de economizar na compra de livros didáticos para seus filhos. A feira se consolida como uma alternativa acessível e prática para aquisição de materiais escolares.

A professora Naracelia Souza, uma das responsáveis pela iniciativa, destacou as expectativas positivas para este ano.

Foto: Robson Nascimento

“Estamos vivendo um aumento nos preços de tudo: alimentação, livros, enfim. Então, essa feira proporciona muito aos pais, com a possibilidade de encontrar livros usados, mas de alta qualidade. Temos a preocupação de pegar livros em boas condições, porque a criança, o adolescente e o pré-adolescente querem materiais bonitos, já que os colegas ficam de olho e cobram”, explicou.

Além de vender, a feira também oferece um sistema de troca de livros. No entanto, há algumas exceções.

“Não fazemos trocas de módulos e livros específicos, como os do segundo e terceiro ano, porque trabalhamos com consignação nesses casos ou compramos diretamente do pai quando já há encomenda. A ideia é dar o melhor conforto para os pais, seja comprando, trocando ou vendendo para nós”, destacou Naracelia.

Os livros mais procurados incluem obras de grandes editoras, além de paradidáticos e livros literários. Apesar de algumas reclamações sobre os preços, a professora explica como funciona a precificação.

“Compramos de acordo com o que o pai vende. Se um pai me vende um livro por R$ 30, eu o vendo por R$ 45. Temos despesas como alimentação e combustível, então ajustamos os preços. Ainda assim, é mais barato do que comprar pela internet e pagar o frete”, justificou.

Naracelia enfatizou o valor que atribui ao livro físico, destacando sua importância frente aos módulos didáticos, que têm ganhado espaço nas escolas.

“O livro ainda é o principal. É muito mais do que material de estudo. Ele permite ao aluno folhear, analisar, refletir e viajar pelas imagens bem feitas. Isso incentiva o interesse e a criatividade da criança”, afirmou.

A feira funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 18h30, no centro da cidade. “É cansativo, mas satisfatório. Não apenas financeiramente, mas também pela troca com os pais e a oportunidade de reforçar a importância do livro na educação”, concluiu Naracelia.

A Feira do Livro Usado segue até o dia 1º de março.

*Com informações do repórter Robson Nascimento

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Audiência pública na Câmara Municipal propõe espaço legalizado para paredões em Feira de Santana

Audiência pública na Câmara Municipal propõe espaço legalizado para paredões em Feira de Santana

Em 2024, o CICOM da Secretaria de Segurança Pública (SSP) registrou 17.800 chamados referentes...
Feira de Santana
Obras no aeroporto de Feira devem ser concluídas até junho, diz Zé Neto

Obras no aeroporto de Feira devem ser concluídas até junho, diz Zé Neto

A ampliação da pista e a construção de um novo muro são medidas importantes para que...
Feira de Santana
Prefeitura de Feira autoriza chamamento público para venda de precatórios visando antecipar crédito

Prefeitura de Feira autoriza chamamento público para venda de precatórios visando antecipar crédito

Têm direito aos precatórios do Fundef os professores que estiveram na ativa entre os...