Feira do Livro usado movimenta pais e alunos em Feira de Santana
A feira se consolida como uma alternativa acessível e prática para aquisição de materiais escolares.
A 19ª edição da tradicional Feira do Livro Usado de Feira de Santana teve início na terça-feira (07) e segue até o dia 1º de março, oferecendo aos pais uma oportunidade de economizar na compra de livros didáticos para seus filhos. A feira se consolida como uma alternativa acessível e prática para aquisição de materiais escolares.
A professora Naracelia Souza, uma das responsáveis pela iniciativa, destacou as expectativas positivas para este ano.
“Estamos vivendo um aumento nos preços de tudo: alimentação, livros, enfim. Então, essa feira proporciona muito aos pais, com a possibilidade de encontrar livros usados, mas de alta qualidade. Temos a preocupação de pegar livros em boas condições, porque a criança, o adolescente e o pré-adolescente querem materiais bonitos, já que os colegas ficam de olho e cobram”, explicou.
Além de vender, a feira também oferece um sistema de troca de livros. No entanto, há algumas exceções.
“Não fazemos trocas de módulos e livros específicos, como os do segundo e terceiro ano, porque trabalhamos com consignação nesses casos ou compramos diretamente do pai quando já há encomenda. A ideia é dar o melhor conforto para os pais, seja comprando, trocando ou vendendo para nós”, destacou Naracelia.
Os livros mais procurados incluem obras de grandes editoras, além de paradidáticos e livros literários. Apesar de algumas reclamações sobre os preços, a professora explica como funciona a precificação.
“Compramos de acordo com o que o pai vende. Se um pai me vende um livro por R$ 30, eu o vendo por R$ 45. Temos despesas como alimentação e combustível, então ajustamos os preços. Ainda assim, é mais barato do que comprar pela internet e pagar o frete”, justificou.
Naracelia enfatizou o valor que atribui ao livro físico, destacando sua importância frente aos módulos didáticos, que têm ganhado espaço nas escolas.
“O livro ainda é o principal. É muito mais do que material de estudo. Ele permite ao aluno folhear, analisar, refletir e viajar pelas imagens bem feitas. Isso incentiva o interesse e a criatividade da criança”, afirmou.
A feira funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 18h30, no centro da cidade. “É cansativo, mas satisfatório. Não apenas financeiramente, mas também pela troca com os pais e a oportunidade de reforçar a importância do livro na educação”, concluiu Naracelia.
A Feira do Livro Usado segue até o dia 1º de março.
*Com informações do repórter Robson Nascimento