Feira de Santana

Feira do Livro anuncia programação intensa e homenageados ilustres para a sua 16ª edição

A Flifs 2023 traz como tema “Literatura e sertão: o bicentenário da independência da Bahia no Brasil

26/08/2023 07h40
Feira do Livro anuncia programação intensa e homenageados ilustres para a sua 16ª edição

Feira de Santana se prepara para receber a 16ª edição da Feira do Livro / Festival Literário e Cultural, conhecida como Flifs. O evento, que é realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), foi oficialmente lançado nesta sexta-feira (25) no Sesc Centro, às 18h.

A Flifs 2023 traz como tema “Literatura e sertão: o bicentenário da independência da Bahia no Brasil”. Com o objetivo de explorar a regionalidade e abordar a independência do Brasil na Bahia, a feira irá focar nas mesas de discussão e conversas com escritores e artistas que têm o sertão como temática de produção literária.

Rita Brêda, pró-reitora de Extensão da Uefs e coordenadora da Feira, destaca a importância do tema: “Nós teremos a presença de escritores que têm o sertão como temática de produção”. Durante o evento de lançamento, foram apresentadas algumas atrações da Flifs 2023, como a escritora Aline Bei, vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura com o livro “O peso do pássaro morto”.

A Feira do Livro ocorrerá entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro na Praça Padre Ovídio, com entrada gratuita. A coordenadora do evento ressalta a diversidade da programação: “A população vai encontrar na Flifs mais um ano de programação intensa. Teremos encontros com escritores, contadores de histórias, mestres populares, teatro, shows e lançamentos de livros”.

Além das atrações literárias, a Feira do Livro também prestará homenagem a dois importantes nomes da cultura: o artista plástico Juraci Dórea e o poeta popular Chico Pedrosa. Chico Pedrosa é considerado um dos cinco maiores nomes vivos da poesia popular, enquanto Juraci Dórea é reconhecido pelo seu extenso legado artístico, que retrata a narrativa e a imagética sertaneja.

A comissão organizadora da Feira do Livro é composta por representantes da Arquidiocese de Feira de Santana, Secretaria Estadual da Educação, Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Feira de Santana. O evento conta também com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura, Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A Flifs promete ser um evento imperdível para os amantes da literatura e da cultura sertaneja.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
CDL promove evento para impulsionar vendas e capacitar empresários

CDL promove evento para impulsionar vendas e capacitar empresários

Evento acontece dia 24 de maio, reunindo especialistas para debater inteligência artificial...
Feira de Santana
Aluguel garantido se consolida como alternativa segura para proprietários de imóveis em Feira de Santana

Aluguel garantido se consolida como alternativa segura para proprietários de imóveis em Feira de Santana

A iniciativa oferece segurança, previsibilidade e rentabilidade para quem vive de renda...
Feira de Santana
Projeto de lei propõe faixa exclusiva para motociclistas em Feira de Santana

Projeto de lei propõe faixa exclusiva para motociclistas em Feira de Santana

Inspirado em modelos já implantados em outras capitais, como Salvador, o projeto sugere...