Feira de Santana tem cerca de 7 mil inscritos para seleção de cuidadores escolares; 500 serão contratados
Os cuidadores selecionados atuarão diretamente com estudantes com deficiência ou necessidades educacionais específicas
Aproximadamente 7 mil pessoas se inscreveram no processo seletivo simplificado aberto em maio para a contratação de 500 cuidadores escolares. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto, durante entrevista ao programa Jornal do Meio Dia.
Os cuidadores selecionados atuarão diretamente com estudantes com deficiência ou necessidades educacionais específicas, prestando apoio nas atividades escolares e garantindo o direito à permanência em sala de aula com dignidade e segurança.
“Publicamos o edital, o processo está em curso, e queremos até o próximo dia 26 de junho finalizar essa seleção para que os alunos com algum tipo de deficiência possam contar com esse apoio ainda neste ano letivo”, afirmou o secretário.
Antes de iniciarem suas atividades nas unidades escolares, os aprovados passarão por uma formação específica.
“Eles vão ser preparados para essa missão. Cuidar de um aluno com deficiência exige sensibilidade, conhecimento e compromisso”, completou.
Desafios enfrentados e superações
Durante a entrevista, Pablo Roberto também fez um balanço da atuação da Secretaria de Educação nesses quase seis meses de gestão conjunta com o prefeito José Ronaldo. Segundo ele, os desafios encontrados no início do ano foram muitos, especialmente o déficit de professores na rede.
“Quando assumimos, havia uma carência de cerca de 260 professores. Convocamos os 300 aprovados no último concurso, e 276 já tomaram posse. Faltam apenas 24, que esperamos concluir até o final deste mês. Foi uma conquista importante”, destacou.
A validação do concurso anterior, que chegou a ser questionada por parte da população, foi mantida pela atual gestão após análise da Procuradoria Geral do Município.
“Foi algo inédito em Feira de Santana. Nunca antes em uma única convocação todos os aprovados haviam sido chamados. Só não chamamos mais porque o edital anterior previa apenas 300 vagas”, explicou.
Novo concurso com mil vagas
Pablo Roberto anunciou ainda que o município já iniciou os trâmites para realizar um novo concurso público, dessa vez com mil vagas para professores da rede municipal. A meta é realizar o certame ainda em 2025 para que o ano letivo de 2026 comece com 100% dos professores efetivos em sala de aula.
“Não existe educação sem professor em sala. Queremos começar 2026 com todos os profissionais efetivos, fruto de um concurso público transparente e bem organizado”, enfatizou.
Investimentos e perspectivas
Além das contratações, a Secretaria de Educação tem investido na melhoria da estrutura das unidades escolares.
“Quase R$ 60 milhões foram anunciados pelo prefeito recentemente. Estão sendo aplicados na valorização dos professores, com pagamento de salários retroativos, mudanças de referência e construção de novas escolas e creches, como a que está sendo erguida em Bonfim de Feira”, detalhou.
O secretário se mostrou otimista com os avanços e destacou que a expectativa é encerrar o ano de 2025 com as principais pendências resolvidas.
“Estamos nos organizando desde agora para que o próximo ano letivo inicie com mais tranquilidade e qualidade, como nossos alunos e professores merecem”, finalizou.
Cronograma atualizado do processo seletivo para cuidadores escolares – Edital nº 002/2025
- Publicação do Edital: 20/05/2025
- Período de Inscrições: 20/05 a 27/05
- Análise Curricular: 28/05 a 06/06
- Resultado Preliminar: 13/06
- Período para Recursos: 14/06 a 16/06
- Análise dos Recursos: 17/06 a 18/06
- Homologação do Resultado Final: 20/06/2025