Feira de Santana será diretamente afetada com tarifaço de Trump, alerta governador Jerônimo Rodrigues
Segundo o governador, cerca de 60% dos pneus produzidos no estado são exportados para os Estados Unidos
O governador Jerônimo Rodrigues chamou atenção para os impactos que a decisão do presidente norte-americano, Donald Trump, de impor tarifas sobre produtos brasileiros pode causar à Bahia e, especialmente, a Feira de Santana.
Segundo o governador, cerca de 60% dos pneus produzidos no estado são exportados para os Estados Unidos, o que coloca em risco empregos e a estabilidade econômica de regiões onde estão instaladas fábricas do setor.
“Quantos empregos estão postos em risco? Vou dar um exemplo: vocês que são de Feira, que atuam mais em Feira, sabem que ali nós temos unidades industriais de pneus, como a Pirelli. 60% dos pneus que a Bahia produz é exportado para os Estados Unidos. E agora, o que vou fazer?”, questionou Jerônimo.
Além do setor automotivo, o governador citou ainda os produtores de frutas do Vale do São Francisco, que têm contratos de exportação firmados com o mercado norte-americano. “As uvas, as mangas, são contratos feitos para exportar para os Estados Unidos. O que fazer agora? Então, é muito triste isso”, lamentou.
Jerônimo destacou que a medida representa uma afronta à relação diplomática entre os dois países e defendeu a soberania nacional.
“O mínimo em uma relação diplomática é respeito. O Brasil é soberano e quem manda aqui são os brasileiros”, afirmou.