Feira de Santana sediará 103 eventos esportivos em 2026
Segundo ele, além do futebol, que terá cinco grandes eventos

Feira de Santana deu um passo importante para o fortalecimento do esporte ao lançar, nesta segunda-feira (13), o Calendário Esportivo 2026. Com o selo “Esporte para Todos”, a programação reúne mais de 100 eventos ao longo do ano, contemplando diferentes modalidades.
O evento contou com a presença de autoridades, representantes de federações, atletas e projetos sociais, consolidando a proposta de transformar o município em um polo esportivo regional.
O superintendente de esportes, Emerson Brito, destacou a dimensão inédita da iniciativa.

“Feira nunca viveu esse momento. São 103 eventos esportivos, com mais de 40 modalidades. É um calendário recheado como nunca houve”, afirmou.
Segundo ele, além do futebol, que terá cinco grandes eventos, outras 99 competições envolvem modalidades como vôlei, basquete, futsal, handebol, baleado e até esportes menos tradicionais.
“Vamos ter novidades como arco e flecha, tiro esportivo, futebol americano e até eventos de precisão, como a sinuca”, explicou.

O investimento da gestão municipal, liderada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, deve ultrapassar R$ 1,8 milhão apenas em eventos esportivos.
Entre as modalidades em expansão, o polo aquático começa a ganhar destaque na cidade. Representando a modalidade, Silvio Nogueira de Almeida comemorou a inclusão no calendário.

“É muito bom porque a gente percebe que os órgãos estão buscando ajudar o esporte amador e fazer com que ele cresça, divulgando o nome de Feira de Santana”, disse.
Ele anunciou ainda a realização de uma competição de grande porte no município.
“Estamos trazendo um campeonato Norte, Nordeste e Centro-Oeste para Feira, na nova piscina do Diva Portela, com mais de 100 atletas. Será uma seletiva para o Brasileiro”, revelou.

Além das competições, o projeto também tem um forte caráter social.
“Temos um projeto com crianças de 10 a 17 anos, principalmente de escolas públicas, sem custo nenhum. Isso garante a renovação e evita que o esporte amador se acabe”, destacou.
Outra modalidade presente no calendário é o xadrez, defendido como instrumento de desenvolvimento intelectual pelo professor James, chileno radicado em Feira de Santana.

“O xadrez permite pensar, refletir, desenvolver atenção, concentração, criatividade e raciocínio lógico. Eu diria que principalmente a imaginação”, afirmou.
Ele também ressaltou o caráter inclusivo do esporte.
“Qualquer criança pode jogar. Um cego pode jogar, um paraplégico pode jogar. Não tem gênero. É o esporte mais inclusivo que existe.”

Para o professor, o xadrez deveria ter mais espaço nas escolas públicas.
“As autoridades deveriam incluir o xadrez como matéria regular. Ele ajuda o jovem a pensar antes de agir”, defendeu.
O calendário também fortalece iniciativas sociais que utilizam o esporte como ferramenta de transformação. É o caso do projeto “Bom de Bola”, coordenado pelo ex-atleta Zanatinha Miranda.

“Hoje trabalhamos com cerca de 200 crianças em modalidades como futebol, jiu-jitsu, balé e música”, explicou.
Segundo ele, o objetivo vai além da prática esportiva.
“A gente busca socializar, incluir e formar cidadãos. Muitas dessas crianças chegam inseguras e encontram no esporte um caminho”, destacou.

O evento reuniu clubes, ligas, federações e representantes de diversas modalidades, reforçando a integração entre os setores esportivos da cidade.

Entre as ações previstas estão campeonatos nos bairros, distritos e competições tradicionais, ampliando o acesso ao esporte em diferentes regiões do município.
“A Copa do Mundo de Feira de Santana é a Copa de Bairros. Vamos ter competições em toda a cidade”, afirmou Emerson Brito.
*Com informações do repórter Robson Nascimento







