Educação

Feira de Santana sedia encontro regional do Pacto pela Educação com foco na EJA e combate ao analfabetismo

Evento reuniu representantes de 17 municípios do Portal do Sertão e reforçou a articulação regional pela qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

30/07/2025 06h34
Feira de Santana sedia encontro regional do Pacto pela Educação com foco na EJA e combate ao analfabetismo
Foto: Silvio Tito

Na manhã desta terça-feira (29), Feira de Santana foi palco de mais um importante passo em direção à superação do analfabetismo e à qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Bahia. O município sediou um encontro regional do Pacto pela Educação, realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação, reunindo representantes dos 17 municípios que integram o território de identidade Portal do Sertão.

O evento, que contou com a presença de articuladores regionais e educadores, integra uma série de encontros presenciais e virtuais promovidos no âmbito da política nacional instituída pelo Ministério da Educação (MEC), em 2024, voltada à superação do analfabetismo e à qualificação da EJA em todo o país.

Segundo José Mário Junior, articulador regional do Portal do Sertão, o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo representa uma conquista histórica dos movimentos sociais e da sociedade civil organizada. Ele destacou a complexidade e importância da política.

“Desde 2024, conseguimos, a partir de muita luta e organização social, instituir junto ao MEC uma política nacional voltada à educação de jovens e adultos. Ela tem uma estrutura de governança com coordenação pedagógica nos estados e articulação regional. No nosso caso, eu e Jeane atuamos no território Portal do Sertão, acompanhando tanto as equipes técnicas das secretarias municipais quanto os formadores locais”, explica.

Ainda de acordo com José Mário, o trabalho desenvolvido vai muito além das ações pedagógicas. “Temos um trabalho muito significativo que perpassa pela educação, mas que também tem uma função social, cidadã e democrática muito importante. Estamos atuando para que essa política chegue de fato às salas de aula, às pessoas jovens, adultas e idosas que ainda não foram alfabetizadas ou que não concluíram a educação básica”, ressaltou.

Atualmente, o Brasil possui mais de 11 milhões de pessoas não alfabetizadas acima dos 15 anos e mais de 60 milhões de jovens e adultos com 18 anos ou mais que não concluíram a educação básica, segundo dados citados durante o encontro.

A formadora regional Jeane Mota foi responsável por conduzir a formação desta terça-feira, que teve como objetivo aprofundar temáticas pensadas coletivamente com base nas realidades locais dos municípios envolvidos.

O encontro marcou a segunda formação presencial realizada em Feira de Santana e reforçou o papel estratégico do município na mobilização regional pela educação de jovens e adultos. Os participantes também destacaram a acolhida da Secretaria Municipal de Educação como fundamental para o sucesso da iniciativa.

Comentários

Leia também

Educação
Professores do REDA cobram direito à reserva de carga horária na Secretaria da Educação

Professores do REDA cobram direito à reserva de carga horária na Secretaria da Educação

A manifestação reuniu docentes da rede municipal de ensino que denunciam o descumprimento...
Educação
MEC divulga resultado do Fies do 2º semestre

MEC divulga resultado do Fies do 2º semestre

Programa recebeu mais de 276 mil inscrições e ofertou 74,5 mil vagas em instituições...
Educação
Estudante feirense tem projeto aprovado para Feira Brasileira de Iniciação Científica em Santa Catarina

Estudante feirense tem projeto aprovado para Feira Brasileira de Iniciação Científica em Santa Catarina

Gloria Esther idealizou uma farinha enriquecida com triptofano como alternativa terapêutica...