Feira de Santana sedia Encontro Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias
Encontro aconteceu no auditório central da Uefs
Reunindo representações de mais de 100 municípios baianos, Feira de Santana sediou nesta sexta-feira (03) o Encontro Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias. O evento tratou de importantes pautas para as categorias, sobretudo a Emenda 120 que garante dois salários mínimos de piso para os agentes comunitários, com mobilização agora para que o governo federal cumpra o que está previsto.
Roberto Carvalho, presidente do Sindicato dos agentes de endemias de Feira de Santana, destacou a importância do momento para toda a classe.
“Importante nesse momento, principalmente pela questão de que foi aprovado no Senado a nossa emenda constitucional 120, que tramitava nas duas casas legislativas, onde após dez anos nós conseguimos o nosso tão sonhado direito de ter regulamentado o nosso piso salarial no valor de dois salários mínimos, ou seja, nenhum prefeito poderá pagar menos do que dois salários mínimos, podendo até pagar mais. Então a grande importância é essa, a CONACS, que é nossa representação também estará presente e aqui de qualquer forma tem uma representação que é do deputado federal que inclusive é um dos militantes na causa de defesa da categoria de agente comunitário de saúde e endemias em Brasília.”
Nelson do Rosário, presidente do sindicato dos agentes comunitários de Saúde de Feira de Santana, afirmou que o encontro marca a abertura para outros eventos que acontecerão em Feira de Santana com o objetivo de levar informação para a categoria.
“Hoje nós estamos aqui com o primeiro evento em Feira de Santana dessa grandeza após a pandemia ou durante a pandemia porque ela ainda está aí. Digo a você que hoje é só um ensaio, porque nos dias 28 e 29 de julho nós teremos aqui em Feira o encontro com o tema “saúde do trabalhador e aposentadoria especial”. Então esse ensaio de hoje aqui é uma é a abertura dos eventos em Feira de Santana porque dia 28 a gente possa concretizar com um outro grande evento trazendo informação para a categoria do Brasil.”
Girlene Almeida é referência dos agentes comunitários de saúde da secretaria municipal de Saúde e ressaltou o papel fundamental que os agentes comunitários de saúde e endemias têm em Feira de Santana.
“Eles têm um papel principal dentro do nosso município porque eles são as pessoas que vão nas casas e eles tem um papel fundamental de prevenção à saúde da comunidade, porque são os servidores que estão mais próximos da comunidade, onde eles levam a solução, a partir do momento que eles faz uma visita na casa do paciente ele percebe a dificuldade, ele busca resolver. Então em nome do município, eu quero parabenizar ao ACS, porque são os servidores principais na nossa comunidade, estão juntamente conosco fazendo um papel brilhante e a gente só tem a agradecer.”
Segundo Pedro Ávila, diretor da Confederação nacional dos agentes comunitários de saúde e de endemias é importante para que toda a categoria permaneça unida para conseguir mais conquistas para a classe.
“A categoria dos agentes comunitários de saúde e de combate as endemias estão em um processo de conquista e o estado da Bahia tem representantes que são muito importantes pra nossa luta nacional. Então a CONACS que está capitaneando todas essas conquistas mais uma vez está indo nas bases e dessa vez está aqui na cidade Feira de Santana fazendo esse encontro dos agentes de saúde da Bahia. Então é muito importante que as os agentes permaneçam unidos porque as conquistas só vem se a gente permanecer unido e unidos junto com a CONACS, porque é a nossa Confederação Nacional que tá trazendo muitas conquistas pra nossa categoria.”
Ilda Correia, presidente da confederação, afirmou que o encontro em Feira de Santana é motivo de celebração.
“Estamos aqui com toda nossa categoria para antes de mais nada celebrar nossa grande conquista que foi a aprovação da emenda constitucional 120, aprovada, promulgada e publicada no diário oficial que traz o direito ao novo piso nacional no valor de dois salários mínimos, traz de volta o direito à aposentadoria especial e o reconhecimento da nossa insalubridade. Então hoje aqui é festa, é motivo de muita celebração e nós escolhemos Feira de Santana pra vir festejar junto com os nossos companheiros.”