Feira de Santana sedia a terceira edição do Hackathon Agro
Os participantes foram divididos em equipes com suporte de especialistas e mentores renomados
Neste sábado (28), Feira de Santana recebeu a terceira edição do Hackathon Agro, realizado no Sesi, no Jardim Cruzeiro. O evento, que tem duração de 12 horas, visa desenvolver soluções tecnológicas para aprimorar a gestão e a produção agrícola, criando uma plataforma de colaboração entre diferentes áreas e incentivando inovações para os desafios do setor rural.
A competição foi voltada para desenvolvedores, designers, agrônomos e outros profissionais da tecnologia e do agronegócio. Os participantes foram organizados em equipes e contaram com o suporte de especialistas e mentores renomados, participando de atividades interativas para aprimorar suas propostas. As três melhores soluções são premiadas por uma banca de jurados especializados.
Fernanda Becevelli, empreendedora e organizadora do evento, destacou a importância do Hackathon.
“Nosso principal objetivo aqui é abordar os desafios voltados à pecuária de corte para a região de Feira de Santana. Levantamos junto ao Senar dez desafios oriundos de uma pesquisa com pequenos, médios e grandes produtores. Dentro desses desafios, escolhemos quatro para serem desenvolvidos durante a maratona,” explicou.
Os desafios selecionados incluem a questão de documentação para acesso ao crédito, a necessidade de mão de obra capacitada e a gestão financeira das propriedades, todos relacionados ao tema da pecuária de corte. Fernanda também mencionou a participação dos inscritos.
“Tivemos 186 inscritos, dos quais selecionamos dez equipes, cada uma com seis participantes. O propósito é que eles fiquem o dia todo aqui desenvolvendo suas soluções e, no final da tarde, apresentem suas propostas.”
O Hackathon Agro é uma iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, por meio das secretarias de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec) e Extraordinária da Juventude (Sejuv), em parceria com o Sebrae Bahia, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e o Instituto Pensar Feira.
A organizadora também abordou a continuidade dos eventos: “Feira de Santana geralmente realiza um Hackathon por ano, geralmente no final do ano. Ano passado foi em novembro, e este ano foi um pouquinho mais cedo, mas provavelmente, para o ano que vem, teremos um novo evento com essa temática.”
Com o apoio de diversas instituições e a participação ativa da comunidade, o Hackathon Agro reafirma a importância da inovação e colaboração para o desenvolvimento do setor agrícola na região.
*Com informações do repórter Rafael Marques