Feira de Santana

Feira de Santana reúne gestores de transporte no 1º Fórum de Mobilidade

Colbert Filho defende verba carimbada para o transporte público

07/12/2022 12h05
Feira de Santana reúne gestores de transporte no 1º Fórum de Mobilidade
Foto: ACM

O prefeito Colbert Filho abriu a 1ª reunião do Fórum Baiano de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana que acontece nesta quarta (7) e quinta-feira (8), em Feira de Santana. O evento no auditório da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) busca discutir os avanços e desafios da mobilidade urbana no Estado, compartilhando experiências na gestão do transporte público para a melhoria da qualidade do serviço prestado ao cidadão.

O chefe do Executivo Municipal ressaltou a importância do Fórum para discutir a realidade dos municípios reconhecendo que “mobilidade urbana é muito mais que transporte e trânsito. Envolve segurança, custos, valores e as novas formas de transporte, como os elétricos” e ponderou a necessidade dos municípios em receber verba carimbada para manutenção do sistema público de transporte.

“O pagamento por tarifa não sustenta o sistema. É preciso que os municípios recebam recursos públicos oficiais adequados para serem gastos”, enfatizou Colbert Filho.

Durante a programação, entre os assuntos a serem abordados, financiamento e soluções pós-pandemia; estruturação de sistemas coletivo urbano, complementar, alternativo, intermunicipal e metropolitano, e a problemática do transporte clandestino.

Entre os presentes no Fórum, o presidente do Fórum e secretário de Transportes e Trânsito, Saulo Figueiredo; o diretor de Transportes de Feira, André Akio; o diretor executivo da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), Alexandre Resende, além de gestores de Aracaju, Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari e Rio de Janeiro.

SISTEMA ESTRUTURADO

Saulo Figueiredo ressaltou que o fórum é uma forma de integrar os gestores de transporte e trânsito e uma oportunidade para troca de experiências.

“Amanhã (9) os participantes irão ver como está estruturado o nosso sistema de transporte e quais são as nossas boas práticas, a exemplo da micromobilidade com o Expresso Novo Centro; a Tarifa Social por R$ 0,50; a tarifa reduzida em horários de entrepico, entre outras ações que serão implementadas em 2023. Assim como demais municípios, Feira vem conseguindo superar a crise no setor”, pontuou.

Já o diretor executivo da ANTT, Alexandre Resende, destacou a necessidade “de pensar uma política nacional de redução de emissão de poluentes voltada ao transporte público”.

A Reunião do Fórum Baiano prossegue nesta quinta-feira (8), às 9h, quando será discutido as tecnologias e inovações para os ecossistemas de mobilidade urbana. Logo após, às 10h30, haverá visita técnica aos terminais Central e Noide Cerqueira, bem como ao CC0 (Centro de Controle Operacional).

*Com informações Secom

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Carlos Geílson volta à política local: “sempre estamos aptos a recomeçar”

Carlos Geílson volta à política local: “sempre estamos aptos a recomeçar”

O ex-parlamentar em contato com a reportagem do De Olho na Cidade, afirmou: “está confirmada,...
Feira de Santana
Projeto realiza castração solidária em Feira; saiba como ajudar

Projeto realiza castração solidária em Feira; saiba como ajudar

Para mais informações acesse o Instagram: @castradez.
Feira de Santana
Procon alerta sobre práticas que o Código de Defesa do Consumidor proíbe

Procon alerta sobre práticas que o Código de Defesa do Consumidor proíbe

Confira orientações quanto as práticas abusivas.