Feira de Santana

Feira de Santana reúne gestores de transporte no 1º Fórum de Mobilidade

Colbert Filho defende verba carimbada para o transporte público

07/12/2022 12h05
Feira de Santana reúne gestores de transporte no 1º Fórum de Mobilidade
Foto: ACM

O prefeito Colbert Filho abriu a 1ª reunião do Fórum Baiano de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana que acontece nesta quarta (7) e quinta-feira (8), em Feira de Santana. O evento no auditório da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) busca discutir os avanços e desafios da mobilidade urbana no Estado, compartilhando experiências na gestão do transporte público para a melhoria da qualidade do serviço prestado ao cidadão.

O chefe do Executivo Municipal ressaltou a importância do Fórum para discutir a realidade dos municípios reconhecendo que “mobilidade urbana é muito mais que transporte e trânsito. Envolve segurança, custos, valores e as novas formas de transporte, como os elétricos” e ponderou a necessidade dos municípios em receber verba carimbada para manutenção do sistema público de transporte.

“O pagamento por tarifa não sustenta o sistema. É preciso que os municípios recebam recursos públicos oficiais adequados para serem gastos”, enfatizou Colbert Filho.

Durante a programação, entre os assuntos a serem abordados, financiamento e soluções pós-pandemia; estruturação de sistemas coletivo urbano, complementar, alternativo, intermunicipal e metropolitano, e a problemática do transporte clandestino.

Entre os presentes no Fórum, o presidente do Fórum e secretário de Transportes e Trânsito, Saulo Figueiredo; o diretor de Transportes de Feira, André Akio; o diretor executivo da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), Alexandre Resende, além de gestores de Aracaju, Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari e Rio de Janeiro.

SISTEMA ESTRUTURADO

Saulo Figueiredo ressaltou que o fórum é uma forma de integrar os gestores de transporte e trânsito e uma oportunidade para troca de experiências.

“Amanhã (9) os participantes irão ver como está estruturado o nosso sistema de transporte e quais são as nossas boas práticas, a exemplo da micromobilidade com o Expresso Novo Centro; a Tarifa Social por R$ 0,50; a tarifa reduzida em horários de entrepico, entre outras ações que serão implementadas em 2023. Assim como demais municípios, Feira vem conseguindo superar a crise no setor”, pontuou.

Já o diretor executivo da ANTT, Alexandre Resende, destacou a necessidade “de pensar uma política nacional de redução de emissão de poluentes voltada ao transporte público”.

A Reunião do Fórum Baiano prossegue nesta quinta-feira (8), às 9h, quando será discutido as tecnologias e inovações para os ecossistemas de mobilidade urbana. Logo após, às 10h30, haverá visita técnica aos terminais Central e Noide Cerqueira, bem como ao CC0 (Centro de Controle Operacional).

*Com informações Secom

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Guarda Municipal triplica rondas e atuação com chegada de novas viaturas

Guarda Municipal triplica rondas e atuação com chegada de novas viaturas

Agora, com cinco carros, o número praticamente triplicou para 2.250 rondas em março....
Feira de Santana
Vereador propõe projeto de mudança de local da Micareta

Vereador propõe projeto de mudança de local da Micareta

Projeto de Lei para alteração do local foi adiado para realização de audiência pública ...
Feira de Santana
Prefeitura inicia revitalização da lagoa Antônio Dias, no Limoeiro

Prefeitura inicia revitalização da lagoa Antônio Dias, no Limoeiro

A iniciativa é da Prefeitura de Feira de Santana em parceria com a empresa japonesa fabricante...