Feira de Santana registrou mais de 200 acidentes de trabalho em 2025
CEREST reforça medidas de prevenção após números de acidentes de trabalho aumentarem
A chefe da Divisão de Controle Epidemiológico de Feira de Santana, Verena Leal, alertou para o aumento significativo no número de acidentes de trabalho na cidade e em municípios vizinhos. Os dados são do CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, que atua no monitoramento, prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores.
Segundo Verena, apenas em 2024, entre janeiro e dezembro, foram registrados 1.345 acidentes de trabalho na regional de Feira de Santana, que abrange 27 municípios.
“Quando a gente faz um recorte para dentro da nossa cidade, Feira de Santana teve 762 registros de acidente de trabalho”, destacou.
Ela frisou que os números são expressivos e preocupantes. “O acidente de trabalho é sempre prevenível. A gente quer realmente que todo o campo da saúde dos trabalhadores esteja preparado para evitar esses acidentes”, disse.
Verena também apresentou dados parciais de 2025: até o mês de julho, a regional já contabilizou 750 acidentes de trabalho, sendo 287 apenas em Feira de Santana.
“É um alerta para a população trabalhadora, mas também para os empregadores. As normas regulamentadoras existem e devem ser seguidas para garantir a segurança no ambiente de trabalho”, reforçou.
Ela enfatizou ainda a importância dos equipamentos de proteção. “Os EPIs, que são os equipamentos de proteção individual, precisam ser fornecidos com qualidade. Os EPCs, que são os equipamentos de proteção coletiva, também são fundamentais. Medidas coletivas e individuais devem ser adotadas para evitar novos acidentes”, afirmou.
Verena fez um apelo pela prevenção: “O ambiente de trabalho pode levar à morte, pode incapacitar e por isso, nós não devemos medir esforços em trabalhar na prevenção dos acidentes de trabalho.”
*Com informações da repórter Isabel Bomfim