Saúde

Feira de Santana registrou leve redução de casos de hanseníase

SMS promoverá campanha entres os dias 25 e 30 de janeiro

16/01/2023 17h18
Feira de Santana registrou leve redução de casos de hanseníase
Foto: Jorge Magalhães

Feira de Santana registrou uma redução de 8% nos casos de hanseníase, também conhecida como lepra. Em 2021 foram registrados 74 exames positivos, contra 68 do ano passado. Os idosos foram os mais acometidos pela doença durante este período.

A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. A transmissão ocorre por vias aéreas superiores e o contato com gotículas de saliva durante a convivência muito próxima e prolongada com o doente da forma transmissora.

Atualmente, 69 pessoas estão em tratamento contra a doença no município, que possui o ambulatório de Hanseníase, localizado no Centro de Referência Dr. Leone Coelho Lêda (CSE). Os pacientes são atendidos por uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionista, dermatologistas e assistente social.

De acordo com a coordenadora do Programa de Hanseníase, os principais sintomas da doença surgem com manchas na pele com coloração clara ou avermelhada.

“As manchas apresentam uma sensação de formigamento nas extremidades, caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular. Ao sentir os sintomas, é preciso procurar uma unidade de saúde. Caso o paciente não tenha cadastro no SUS, ele precisa ir até o CSE com o encaminhamento que o médico particular solicitou. O diagnóstico precoce é a melhor maneira para evitar a ocorrência de sequelas graves”, destacou a coordenadora.

Para sensibilizar a população, o mês de janeiro, conhecido como Janeiro Roxo, é dedicado à conscientização e prevenção da hanseníase. A Secretaria Municipal de Saúde promoverá a campanha entres os dias 25 e 30, com a realização de palestras com médica, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, esclarecendo dúvidas sobre a doença e estigmatização social.

*Prefeitura de Feira/Secom

Comentários

Leia também

Saúde
Bruxismo tem relação com problemas emocionais, aponta especialista

Bruxismo tem relação com problemas emocionais, aponta especialista

O bruxismo é um transtorno caracterizado por apertar os dentes ou serrar a mandíbula...
Saúde
OMS decide manter nível máximo de alerta para pandemia de Covid

OMS decide manter nível máximo de alerta para pandemia de Covid

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, seguiu as recomendações do comitê de urgência...
Saúde
Violência obstétrica, como denunciar e combater 

Violência obstétrica, como denunciar e combater 

A especialista enfatizou a importância de combater a violência obstétrica, e destacou...