Feira de Santana recebe segunda edição da Rota do Vinho a partir desta sexta-feira (29)
A programação acontece no Espaço Cultural Sesc, a partir das 16h, reunindo aulas-show, feira de vinhos e momentos de degustação.
A cidade de Feira de Santana será palco, nesta sexta-feira (29) e sábado (30), da segunda edição da Rota do Vinho, evento promovido pelo Senac em parceria com instituições do setor gastronômico e de hospedagem. A programação acontece no Espaço Cultural Sesc, a partir das 16h, reunindo aulas-show, feira de vinhos e momentos de degustação.
De acordo com Angélica Dias, gestora regional do Senac, a iniciativa já é um sucesso e tem como objetivo promover capacitação, cultura e bons negócios.
“É um evento que reúne educação profissional, cultura e oportunidades de negócio. Teremos quatro aulas-show por dia, voltadas tanto para profissionais que buscam atualização, quanto para quem está iniciando no empreendedorismo nesse segmento”, destacou.
A Rota do Vinho surgiu em Salvador e passou a acontecer em outras cidades do interior. Feira de Santana recebe a edição logo após o evento em Itaparica.
“Nós percebemos um crescimento expressivo no consumo de vinhos aqui em Feira, acompanhado da abertura de novos empreendimentos e restaurantes. Por isso, a cidade é estratégica para sediar a rota, que celebra a enogastronomia e fortalece a qualificação nesse setor”, acrescentou Angélica.
O instrutor de hotelaria e sommelier de vinhos, Mardônio Sampaio, ressaltou a importância de iniciativas como essa para aproximar o público do universo da bebida.
“O vinho é uma grande celebração da humanidade. O sommelier é quem ajuda a melhorar a experiência da pessoa com a bebida, indicando o rótulo que combina com o seu paladar, e não necessariamente o mais caro”, explicou.
Ele também destacou o avanço da produção nacional.
“O Brasil tem se desenvolvido bastante, principalmente por causa do aumento do consumo. Além do Vale do São Francisco, que já é consolidado, hoje temos bons rótulos sendo produzidos também na Chapada Diamantina, com destaque inclusive em premiações internacionais”, afirmou.
Ao falar sobre curiosidades e mitos, Mardônio lembrou que nem todo vinho melhora com o tempo.
“90% dos vinhos precisam ser consumidos entre cinco e sete anos. Poucos são feitos para envelhecer por décadas. A maioria deve ser apreciada jovem”, disse.
Para Angélica, a Rota do Vinho é uma experiência única, que vai além da degustação.
“É uma vivência educacional e sensorial, que conecta as pessoas e celebra o melhor da enogastronomia. É um evento para maiores de 18 anos, pensado para quem quer aprender e, ao mesmo tempo, apreciar bons vinhos”, reforçou.
As inscrições podem ser feitas pelo site do Senac ou através do WhatsApp (71) 3186-4000.