Educação

Feira de Santana recebe projeto que fortalece qualidade da Pré-Escola

Iniciativa desenvolvida pela Fundação Bracell em parceria com J-PAL e Itaú Social visa aprimorar a educação infantil com base em evidências científicas

14/05/2025 06h35
Feira de Santana recebe projeto que fortalece qualidade da Pré-Escola
Foto: Silvio Tito

Na terça-feira (13), o secretário de Educação e vice-prefeito de Feira de Santana, Pablo Roberto, recebeu gestores do projeto Caminhos da Pré-Escola, uma iniciativa voltada para o fortalecimento da educação infantil desenvolvida pela Fundação Bracell em parceria com o Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab (J-PAL) e o Itaú Social.

O encontro marca o início das ações do projeto no município, que parte da premissa de que uma pré-escola de qualidade é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças de 4 a 5 anos, promovendo avanços sociais, emocionais, motores, cognitivos e linguísticos nessa etapa decisiva da infância.

“Estamos muito entusiasmados com a chegada do Caminhos da Pré-Escola. Sabemos que garantir qualidade no ensino infantil é o primeiro passo para transformar o futuro da nossa cidade”, afirmou Pablo Roberto. “Essa parceria traz não só recursos, mas também conhecimento técnico valioso”.

A diretora de projetos da Fundação Bracell, Filomena Siqueira, explica que a escolha de Feira de Santana se deu por dois fatores principais: “Feira de Santana tem uma rede com um número significativo de unidades de pré-escola, o que é essencial para a implementação e acompanhamento do projeto, inclusive na parte de avaliação. Além disso, a receptividade da rede foi um diferencial. Quando entramos em contato com o secretário Pablo, percebemos o interesse genuíno e o compromisso com a educação infantil, o que nos mostrou que o município estava aberto e valorizando essa etapa da educação”.

Filomena acrescenta ainda que este ano será dedicado ao planejamento e à mobilização. “Vamos organizar o calendário para as formações que ocorrerão ao longo de 2026, envolvendo professores e coordenadores pedagógicos. Também teremos um seminário em agosto, voltado à educação infantil, com o objetivo de dar visibilidade à importância dessa etapa e mobilizar toda a rede para essa transformação. Sabemos que as bases do desenvolvimento se formam na primeira infância, e esse trabalho tem impacto que perdura por toda a vida”, completou.

“O projeto é de médio a longo prazo, mas seus efeitos serão duradouros. Vai fazer diferença real tanto para as crianças quanto para os professores que estão na linha de frente da educação básica”, acrescentou o presidente da Fundação Bracell, Eduardo de Campos Queiroz.

Transformação na prática

A professora Adriana Bulos, responsável pelo Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, também participou do encontro e celebrou a adesão do município ao projeto.

“Estamos muito felizes pela escolha do grupo 4 e 5 para integrar essa iniciativa. Acreditamos que o projeto oferecerá um importante subsídio para uma infância com suporte mais estruturado e diferenciado”, afirmou Adriana.

Nos próximos meses, a Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com os parceiros do projeto, deverá iniciar a fase de diagnóstico e capacitação de profissionais, além de acompanhar indicadores para mensurar os impactos da iniciativa nas escolas participantes.

Com essa adesão, Feira de Santana se une a outros municípios brasileiros que apostam em soluções baseadas em evidências como caminho para garantir uma educação pública mais justa, eficiente e transformadora.

Qualidade além do acesso

Embora o Brasil já registre uma taxa elevada de matrícula na pré-escola — 91,5% das crianças de 4 a 5 anos estavam matriculadas em 2022, segundo dados oficiais —, os desafios persistem no que diz respeito à qualidade do ensino oferecido.

Para enfrentar essa realidade, o J-PAL América Latina e Caribe (LAC) e a Fundação Bracell têm articulado ações em diferentes estados e municípios, com foco em políticas públicas baseadas em evidências científicas. A estratégia reúne pesquisadores, governos e organizações do terceiro setor para promover soluções eficazes no campo da educação.

O J-PAL, fundado pelos economistas Abhijit Banerjee e Esther Duflo — vencedores do Prêmio Nobel de Economia em 2019 —, é reconhecido globalmente pela produção de estudos rigorosos voltados à redução da pobreza. Já a Fundação Bracell tem como foco central a transformação social por meio da educação e do desenvolvimento infantil.

Comentários

Leia também

Educação
Feira de Santana sedia formação do programa Educar pra Valer com participação de oito municípios baianos

Feira de Santana sedia formação do programa Educar pra Valer com participação de oito municípios baianos

Evento reúne formadores e articuladores da educação municipal com foco na alfabetização...
Educação
Programa Pé-de-Meia para formação de professores preenche só 6,5 mil das 12 mil vagas

Programa Pé-de-Meia para formação de professores preenche só 6,5 mil das 12 mil vagas

A bolsa prevê o pagamento de um auxílio mensal de R$ 1.050, dividido em duas parcelas ...
Educação
Uefs convoca técnicos e professores aprovados em processo seletivo

Uefs convoca técnicos e professores aprovados em processo seletivo

É fundamental que os candidatos fiquem atentos