Feira de Santana

Feira de Santana recebe primeiros Coletivos Bahia pela Paz do interior

Os novos espaços integram uma ampla estratégia do Governo da Bahia voltada à prevenção da violência e promoção dos direitos das juventudes em territórios vulneráveis.

03/06/2025 12h01
Feira de Santana recebe primeiros Coletivos Bahia pela Paz do interior
Foto: Matheus Gabriel

Nesta terça-feira (3), o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou, em Feira de Santana, os dois primeiros Coletivos Bahia pela Paz implantados no interior do estado. Os novos espaços, localizados nos bairros da Conceição (Rua Gameleira, nº 22) e da Mangabeira (Rua Borrazópolis, nº 106), integram uma ampla estratégia do Governo da Bahia voltada à prevenção da violência e promoção dos direitos das juventudes em territórios vulneráveis.

Durante a cerimônia, Jerônimo destacou que o Bahia pela Paz não foi criado do zero, mas é fruto de um processo de aperfeiçoamento de iniciativas anteriores como o Pacto pela Vida, implementado ainda no governo Jaques Wagner. Segundo o governador, a evolução da criminalidade e o uso de tecnologias por organizações criminosas exigiram novas estratégias.

“Nós construímos o Bahia pela Paz muito inspirado no Pacto pela Vida. Não estamos partindo do zero. O governo Wagner já havia estabelecido um programa com essa mesma natureza. O que mudou foi a forma de atuação do crime organizado, que exigiu da gente outro comportamento e outra ação nesse programa”, afirmou.

Foto: Matheus Gabriel

Jerônimo também destacou que o uso das redes sociais e da tecnologia tem sido uma ferramenta tanto para o fortalecimento de ações de paz quanto para o recrutamento de jovens pelo crime organizado.

“Nós não jogamos fora o que já havíamos construído. Adaptamos, melhoramos e aperfeiçoamos esse programa.”

Os Coletivos Bahia pela Paz buscam fortalecer os vínculos comunitários e aproximar a rede de serviços públicos dos jovens e suas famílias. As ações envolvem diversas secretarias estaduais, como Justiça, Segurança Pública, Educação, Mulheres, Saúde e Administração Penitenciária. Além disso, o projeto conta com a participação ativa de órgãos como o Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e União dos Municípios da Bahia (UPB).

“Esse coletivo é um ambiente físico onde disponibilizamos profissionais de assistência social, psicologia e saúde. O foco aqui é a construção de um ambiente de paz que passa pela educação e pela geração de emprego e renda. Daqui vamos aportar capacitação e também haverá o olhar da inteligência da polícia, para que possamos espalhar uma ação coletiva e conjunta”, explicou o governador.

Foto: Matheus Gabriel

Jerônimo reforçou o convite para que as comunidades da Mangabeira e da Conceição participem ativamente do programa.

“Eu acredito e quero que a comunidade possa se filiar a esse programa: constatar, cobrar, acompanhar, fiscalizar quando for preciso. A equipe está bem preparada. As ações nesses bairros já começaram desde abril, com estudos e diálogos com a comunidade”, afirmou.

A cerimônia contou com a presença de secretários estaduais, deputados federais e estaduais, vereadores, além de representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e da Prefeitura de Feira de Santana.

O governador também informou que as reuniões mensais de avaliação e planejamento do programa, que antes aconteciam em seu gabinete, passarão a ser realizadas em instituições parceiras. Nesta terça, após a inauguração dos Coletivos, a equipe se reunirá na sede do Ministério Público em Feira de Santana para apresentar o plano de ação específico para os novos núcleos.

“Hoje entregamos os dois coletivos e, na sequência, vamos fazer um balanço e apresentar o plano de ação para os próximos passos”, concluiu Jerônimo Rodrigues.

O secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Werner, explicou a importância estratégica do encontro e da integração das instituições envolvidas.

“É uma reunião estratégica do comitê de governança, presidida pelo governador Jerônimo Rodrigues, que visa avaliar e planejar as ações do Bahia pela Paz. Os coletivos são uma forma de integração entre os órgãos do sistema de Justiça, como o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria, Legislativo e as forças de segurança. O programa trabalha com prevenção, busca alcançar aquele jovem, aquela família que precisa de apoio, que precisa voltar para a escola, que precisa de oportunidade, de renda, de dignidade”, destacou.

*Com informações dos repórteres Matheus Gabriel

Leia também:

Feira de Santana registra queda de 32% nos crimes violentos letais no acumulado de 2025

Comentários

Leia também

Feira de Santana
SMT realiza mudanças no trânsito neste domingo (13) para a Corrida Portal do Sertão

SMT realiza mudanças no trânsito neste domingo (13) para a Corrida Portal do Sertão

A recomendação é que os condutores redobrem a atenção, busquem rotas alternativas...
Feira de Santana
Almoço reúne imprensa de Feira em evento promovido pela PDK e ALIA Empreendimentos

Almoço reúne imprensa de Feira em evento promovido pela PDK e ALIA Empreendimentos

Dr. Edson Piaggio, presidente da PDK ressaltou a importância da imprensa na cidade, e...
Feira de Santana
AAPC realiza exposição beneficente no MAC para arrecadação de recursos

AAPC realiza exposição beneficente no MAC para arrecadação de recursos

Toda a renda obtida com a venda das obras será destinada à compra do terreno da futura...