Feira de Santana recebe novas doses de vacina contra dengue
A informação foi confirmada pelo prefeito Colbert Filho. A previsão é que a vacinação comece nesta quinta-feira (15), em crianças de 10 a 14 anos
Diante do número alarmante de casos de dengue no Brasil, muitas cidades estão em alerta. Em Feira de Santana, uma nova remessa de vacinas contra a doença chegou nesta semana. A informação foi divulgada pelo prefeito Colbert Martins Filho no programa “De Olho na Cidade” (Sociedade News FM 12.1), na tarde desta quarta-feira (14). O prefeito descreveu a situação atual no município.
“Hoje, tivemos dois internamentos. Uma das pessoas foi internada por volta das 2h da manhã na policlínica da Rua Nova. Trata-se de uma criança que já foi transferida para o HEC. Outra pessoa, de 29 anos, está sendo acompanhada. O número de casos positivos de dengue está aumentando em Feira”, disse.
A cidade recebeu cerca de 17 mil doses do antídoto. Inicialmente, as crianças serão as primeiras a serem imunizadas.
“Recebemos aproximadamente 17 mil doses. Estou acompanhando a equipe de saúde na contagem. Vamos nos preparar para iniciar a vacinação a partir de amanhã (quinta-feira, 15). A prioridade será para crianças de 10 a 14 anos, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde”.
Colbert também explicou por que os idosos não serão os primeiros da fila.
“As pessoas mais afetadas são aquelas com faixa etária mais baixa. O Ministério possui dados que mostram que o maior número de crianças afetadas está na faixa etária de 10 a 14 anos”.
Não há previsão para a chegada de novas doses, de acordo com o prefeito.
“Atualmente, não há previsão. Existem vacinas contra a dengue disponíveis há algum tempo. A Anvisa aprovou uma vacina particular que tem um custo elevado. A vacinação ajudará a prevenir o aumento de casos. Com as chuvas intermitentes e o sol intenso, os ovos são depositados e se transformam em mosquitos. Estamos aumentando nossos esforços com carros fumacê e pretendemos contratar cinco motocicletas para realizar esse trabalho”, revelou.
Por Rafael Marques
Foto: José Cruz/ Agência Brasil