Feira de Santana recebe exposição dos 200 anos da Polícia Militar da Bahia
A exposição integra o calendário oficial das comemorações do bicentenário da corporação e reforça o compromisso da instituição com a memória, a segurança e a cultura baiana.
A Polícia Militar da Bahia (PMBA) celebra seus 200 anos de história com uma exposição especial em Feira de Santana, que acontece entre os dias 23 e 25 de maio, no Shopping Boulevard. A mostra está aberta ao público das 9h às 22h, com entrada gratuita, e convida a população a conhecer de perto a trajetória de uma das instituições mais antigas da Bahia e do Brasil.
Coordenada pela capitã Nina Marques, a exposição apresenta ao público uma linha do tempo com os principais marcos da PMBA, uniformes históricos e viaturas emblemáticas, como um Fusca original utilizado nos anos 1970 e 1980. O carro, que hoje carrega a nova plotagem da Polícia Militar, é um dos destaques do evento.
“São 200 anos de muita história, muita luta, muitas conquistas, muito orgulho. Fazer parte dessa instituição há 13 anos é motivo de muita gratidão para mim”, afirmou a capitã. “A PMBA foi criada por decreto em 17 de fevereiro de 1825. Comemoramos esse bicentenário com várias ações, e essa exposição é uma forma de aproximar o cidadão feirense da história que também é dele”, completou.
Além dos objetos em exposição, os visitantes poderão assistir às apresentações da Banda de Música da PMBA, que acontecem neste sábado (24) e domingo (25), às 17h, na praça de alimentação do shopping.
Segundo a capitã Nina Marques, a mostra é também uma oportunidade para que as novas gerações conheçam elementos que já não fazem mais parte do cotidiano da segurança pública, como o Fusca patrulha.
“Tem pessoas que nunca viram um Fusca sendo utilizado no patrulhamento. Aqui, elas terão essa oportunidade, além de conhecer todos os uniformes históricos usados ao longo desses dois séculos, incluindo o uniforme imperial de 1825”, explicou.
Promovida pelo Comando de Policiamento Regional Leste (CPR-L), com apoio da Assessoria de Comunicação da PMBA, a exposição integra o calendário oficial das comemorações do bicentenário da corporação e reforça o compromisso da instituição com a memória, a segurança e a cultura baiana.
*Com informações do repórter Matheus Gabriel