Feira de Santana recebe 5 mil doses da vacina contra a febre amarela
O atraso na chegada das doses é devido à baixa produção do imunológico, de acordo com informações do Ministério da Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana recebeu uma remessa de 5 mil doses da vacina contra a febre amarela, destinadas para pessoas a partir dos nove meses de idade. O atraso na chegada das doses é devido à baixa produção do imunológico, de acordo com informações do Ministério da Saúde.
A febre amarela é uma doença viral transmitida pela picada de mosquitos infectados. Entre os principais sintomas estão dor de cabeça intensa, febre alta, mucosas amareladas e, em casos graves, hemorragias. A melhor forma de prevenção é a vacina.
Na zona urbana, a imunização contra a febre amarela está disponível, de forma escalonada, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – Cassa, Caseb I, Dispensário Santana, Irmã Dulce, Mangabeira, Serraria Brasil; Unidades de Saúde da Família (USFs) – CSU (Centro Social Urbano) e Rua Nova II, III, Barroquinha, obedecendo escala diária para evitar desperdício de doses. (Confira o cronograma de dias no final da matéria)
Nos distritos, a vacinação será realizada nas USFs – Alecrim Miúdo, Alto do Rosário, Bonfim de Feira, Candeal II, Fulô, Genipapo, Humildes I, Humildes II, Ipuaçu, Jaguara I e II, Jaíba, Galhardo, Limoeiro, Mantiba, Matinha, Pé de Serra, Rosário, São Cristóvão, São José I e II, Tanquinho de Humildes, Terra Dura e Tiquaruçu.
Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação. Crianças e adolescentes precisam estar acompanhados pelos pais ou responsáveis, garantindo a segurança e o acompanhamento no momento da imunização.
Confira abaixo o esquema:
Segunda-feira: Cassa, CSU (Centro Social Urbano) e Dispensário Santana;
Terça-feira: Caseb I, Irmã Dulce e Serraria Brasil;
Quarta-feira: Cassa, Rua Nova II, III, Barroquinha e Mangabeira;
Quinta-feira: Caseb I, Irmã Dulce, Mangabeira e Serraria Brasil;
Sexta-feira: CSU (Centro Social Urbano), Dispensário Santana e Rua Nova II, III, Barroquinha.