Feira de Santana realiza Dia D de vacinação contra a gripe nas unidades de saúde
A vacinação aconteceu das 8h ao meio-dia, concentrada nas unidades de saúde localizadas nas sedes dos distritos, na Unidade Básica de Saúde CASSA e nas unidades do programa Saúde na Hora.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana realizou neste sábado (26) o Dia D de mobilização contra a gripe. A vacinação aconteceu das 8h ao meio-dia, concentrada nas unidades de saúde localizadas nas sedes dos distritos, na Unidade Básica de Saúde CASSA e nas unidades do programa Saúde na Hora.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Rodrigo Matos, a ação tem uma importância fundamental tanto na conscientização da população quanto na ampliação do acesso à vacina. “É de suma relevância que façamos movimentos como esse. Primeiro para chamar atenção para a existência de uma vacina segura, que previne hospitalizações e mortes por gripe, e segundo para permitir o acesso de quem não consegue se vacinar durante a semana”, explicou.
O público-alvo da campanha inclui crianças de 6 meses até 5 anos e 11 meses, gestantes, idosos a partir de 60 anos, grupos que agora fazem parte do calendário vacinal permanente, além de trabalhadores da saúde, professores, pessoas em situação de rua ou de privação de liberdade, entre outros, dentro do esquema de campanha.
Feira de Santana recebeu cerca de 320 mil doses da vacina, com a meta de imunizar 90% do público-alvo, o que corresponde a aproximadamente 280 mil a 290 mil pessoas. “Nossa expectativa é vacinar o máximo de pessoas possível, inclusive, se necessário, abriremos novos dias D ou plantões aos domingos”, completou Dr. Rodrigo Matos.
*Com informações do repórter Matheus Gabriel