Feira de Santana

Feira de Santana prorroga benefício de moradia para migrantes venezuelanos

A ação visa atender às necessidades de moradia dessa população

23/09/2024 12h00
Feira de Santana prorroga benefício de moradia para migrantes venezuelanos
Foto: Izinaldo Barreto

Em uma medida que reforça o compromisso com o amparo social aos migrantes em situação de vulnerabilidade, o Conselho Municipal de Assistência Social de Feira de Santana (CMAS/FSA) aprovou a prorrogação do Benefício Eventual de Moradia para os indígenas venezuelanos da etnia Warao. A decisão, formalizada através da Resolução Nº 17/2024, estende o prazo de concessão do benefício por mais 180 dias, podendo ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.

A ação visa atender às necessidades de moradia dessa população, que migrou para o Brasil fugindo da crise humanitária que assola a Venezuela. O Decreto Presidencial Nº 9.285, de 15 de fevereiro de 2018, reconheceu a situação de vulnerabilidade dos venezuelanos, em especial a etnia Warao, que sofre com a escassez de recursos em seu país de origem.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Denilton Brito, destacou a importância da medida para garantir a segurança e o bem-estar desses migrantes em Feira de Santana. “Essa prorrogação é uma resposta humanitária ao grave contexto de vulnerabilidade que esses indígenas enfrentam. Nossa prioridade é assegurar que tenham acesso ao básico, como moradia, enquanto suas situações são regularizadas e possam avançar em busca de autonomia”, afirmou.

O benefício de moradia, parte da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), é concedido com base em critérios definidos pela Resolução Nº 109/2009 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e regulamentado pela Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Ele visa suprir necessidades básicas emergenciais e garantir o direito à dignidade humana para aqueles que se encontram em situações extremas.

Apoio contínuo e desafios

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social tem sido um dos principais órgãos envolvidos na implementação e fiscalização dessa assistência, coordenando a distribuição dos benefícios e acompanhando o atendimento às demandas dos migrantes.

A resolução, aprovada em reunião ordinária do CMAS no dia 12 de setembro de 2024, vem ao encontro das diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Assistência Social, que prioriza o atendimento a grupos vulneráveis, como os migrantes. Além disso, o benefício de moradia temporária é uma forma de promover a integração dessas famílias na cidade, garantindo que tenham um ponto de partida para reorganizar suas vidas.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Estudantes feirenses revelam como se preparam para o ENEM

Estudantes feirenses revelam como se preparam para o ENEM

Mesmo aqueles que não fizeram a prova, prestaram apoio aos participantes neste domingo....
Feira de Santana
Corrida de Prevenção ao AVC movimenta avenida neste domingo em Feira

Corrida de Prevenção ao AVC movimenta avenida neste domingo em Feira

A quarta edição do evento contou com o maior número de inscrições em relação aos...
Feira de Santana
Direito Previdenciário dos Comerciários: Advogada esclarece direitos e benefícios no INSS

Direito Previdenciário dos Comerciários: Advogada esclarece direitos e benefícios no INSS

A advogada Paloma Barbosa explica os direitos dos comerciários no INSS e os impactos da...