Feira de Santana

Feira de Santana passa a ter um Ambulatório de Saúde exclusivo para mulher

Localizado na Rua Caitité, 550, no bairro Jardim Cruzeiro, o novo ambulatório começará a funcionar na próxima segunda-feira (16).

13/09/2024 16h37
Feira de Santana passa a ter um Ambulatório de Saúde exclusivo para mulher
Foto: Valto Novaes

A Prefeitura de Feira de Santana inaugurou, nesta sexta-feira (13), o Ambulatório de Saúde da Mulher Dra. Tânia Mota, um espaço dedicado ao atendimento especializado para mulheres. O evento contou com a presença de autoridades e moradores locais. Localizado na Rua Caitité, 550, no bairro Jardim Cruzeiro, o novo ambulatório começará a funcionar na próxima segunda-feira (16).

O Ambulatório de Saúde da Mulher será um equipamento de referência no município, oferecendo atendimentos com mastologistas e ginecologistas que, até então, eram realizados no Ambulatório do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher). Além de consultas, preventivos e marcação de exames por imagem, o local também realizará encaminhamentos para cirurgias ginecológicas e do Programa de Gigantomastia. O ambulatório atenderá pacientes com endometriose e oferecerá serviços de planejamento familiar, concentrando diversos atendimentos em um único local.

O prefeito Colbert Martins Filho destacou a importância do novo espaço. “Essa é uma entrega histórica para a cidade, pois ressignifica o local, atraindo a população para o Jardim Cruzeiro e solucionando problemas de saúde das mulheres feirenses. Investimos mais de R$ 800 mil para atender à maior demanda possível dessas pacientes. Aqui, teremos médicos ginecologistas para cuidar e acompanhar o tratamento das mulheres, desde a adolescência até a idade adulta”.

Colbert afirmou que o novo centro de atendimento deve se tornar uma referência. “Este será um local para expandir o serviço de atendimento à mulher, e fico muito feliz com a entrega desse equipamento público que será de todas elas”. Ele também anunciou que o Hospital da Mulher passará a realizar cirurgias bariátricas para mulheres com obesidade mórbida, ampliando a assistência no município.

Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, reforçou que o novo ambulatório não apenas oferecerá novos serviços na área de ginecologia, mas também ampliará o atendimento às mulheres em mais de 30%.

“Estamos inaugurando o novo ambulatório com 12 salas dedicadas à saúde da mulher, com atendimento completo em ginecologia, planejamento familiar, incluindo fisioterapia pélvica e assistência para pacientes com endometriose”, explicou.

A diretora-presidente enfatizou que o ambulatório é uma justa homenagem (in memoriam) à médica ginecologista Tânia Mota.

“Essa é uma importante homenagem para todos que trabalham no Hospital da Mulher, onde Dra. Tânia Mota, mãe do diretor-geral do hospital, realizou muitos atendimentos. Hoje, é um momento emocionante para a família, que está presente nesta inauguração com Dr. Lamartine Mota”, destacou Gilberte Lucas.

A nova unidade foi batizada em homenagem à mãe de Dr. Francisco, uma pioneira no combate ao câncer de colo de útero na cidade. “É um orgulho muito grande para mim e para a minha família. Minha mãe foi uma ginecologista importante e trabalhou por mais de 40 anos nessa área. Essa homenagem nos enche de alegria e gratidão”, concluiu.

Dr. Francisco Mota, destacou a relevância da expansão, que visa atender uma demanda crescente e aprimorar o serviço à população.

“Vamos ampliar o atendimento de ginecologia e obstetrícia sem perder a qualidade que já temos. Nosso antigo ambulatório ficou pequeno, e buscamos um novo espaço. Esse local é ideal e contará com 12 salas de atendimento”, explicou Dr. Francisco.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
BPC LOAS: Advogada esclarece atualizações do benefício e alerta sobre cuidados para beneficiários

BPC LOAS: Advogada esclarece atualizações do benefício e alerta sobre cuidados para beneficiários

Entre as recentes atualizações do BPC LOAS, destacam-se mudanças que começaram a ser...
Feira de Santana
Colégio Gênesis realiza 25ª Movimentação Olímpica com o tema “A Vida não é um Conto de Fadas”

Colégio Gênesis realiza 25ª Movimentação Olímpica com o tema “A Vida não é um Conto de Fadas”

A 25ª Movimentação Olímpica do Colégio Gênesis promete não apenas encerrar com competições...
Feira de Santana
2° Congresso Municipal da Juventude discute políticas públicas e define parlamento juvenil

2° Congresso Municipal da Juventude discute políticas públicas e define parlamento juvenil

Estudantes da rede municipal de ensino se reuniram no Teatro Margarida Ribeiro