Educação

Feira de Santana marca presença em evento nacional sobre alfabetização e acompanhamento escolar em Fortaleza

A imersão envolve uma programação intensa, com palestras, oficinas, mesas redondas e discussões em grupo

04/08/2025 20h13
Feira de Santana marca presença em evento nacional sobre alfabetização e acompanhamento escolar em Fortaleza

Profissionais da Secretaria de Educação de Feira de Santana participam da Imersão do Acompanhamento Escolar e do Seminário Nacional pela Alfabetização, promovidos pela Associação Bem Comum no âmbito do programa Educar pra Valer em parceria com instituições de referência na área educacional.

Nos dias 4 e 5 de agosto, a Imersão do Acompanhamento Escolar reúne técnicos e articuladores pedagógicos de municípios parceiros para discutir e aprimorar as estratégias de acompanhamento da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, com foco especial na alfabetização.

Representando Feira de Santana, participam da imersão Adriana Bulos (diretora do Departamento de Ensino), Keila Braga (articuladora do programa Novos Caminhos da Educação), Alexsandra El-Chami e Telma Lacerda (formadoras do programa), Janete Falcão (equipe de acompanhamento) e Cristhiane Castro (jornalista e assessora de comunicação da Secretaria de Educação).

Segundo a articuladora Keila Braga, a participação da equipe é estratégica para fortalecer a política de alfabetização no município. “Vivemos um momento de grande aprendizado e troca de experiências. O foco da imersão é garantir que nenhuma criança fique para trás e que o acompanhamento escolar se torne, cada vez mais, uma prática eficiente, humanizada e transformadora”, afirma.

A imersão envolve uma programação intensa, com palestras, oficinas, mesas redondas e discussões em grupo. A proposta é fomentar o diálogo e compartilhar boas práticas que contribuam para a melhoria da aprendizagem das crianças e o engajamento da comunidade escolar como um todo.

“A alfabetização é a base de tudo. Estar em um ambiente onde profissionais de todo o país estão unidos em torno desse propósito é uma oportunidade valiosa para reforçar nosso compromisso com uma educação pública de qualidade, equitativa e inclusiva”, reforça Keila.

A programação em Fortaleza segue nos dias 6 e 7 de agosto, com a chegada do prefeito José Ronaldo de Carvalho e do vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto, que se juntam à equipe da Seduc para participar do Seminário Nacional pela Alfabetização.

O seminário reunirá lideranças políticas, gestores públicos, pesquisadores e especialistas em educação de todo o país para discutir os desafios e estratégias da alfabetização no Brasil. Promovido pela Associação Bem Comum, em parceria com a Fundação Lemann, Instituto Natura e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), o evento contará com painéis temáticos, mesas redondas e palestras de nomes de destaque no cenário educacional brasileiro.

Com a presença ativa nos dois eventos, Feira de Santana reafirma seu compromisso com a melhoria da aprendizagem e com a construção de políticas públicas educacionais que garantam o direito à alfabetização na idade adequada.

Comentários

Leia também

Educação
Educação Municipal promove ciclo formativo com foco nas avaliações externas e mobilização para o Saeb

Educação Municipal promove ciclo formativo com foco nas avaliações externas e mobilização para o Saeb

Segundo a equipe organizadora, o evento corresponde ao segundo encontro do ciclo formativo...
Educação
Uesb publica datas de inscrição e de solicitação de isenção do Vestibular 2026

Uesb publica datas de inscrição e de solicitação de isenção do Vestibular 2026

Os candidatos poderão escolher entre 47 opções de cursos de graduação, distribuídos...
Educação
Estagiários com pendência na bolsa estágio 2022 devem procurar a Secretaria de Educação

Estagiários com pendência na bolsa estágio 2022 devem procurar a Secretaria de Educação

Os convocados têm até o dia 11 de agosto para comparecer ao setor financeiro da Seduc ...