Feira de Santana já tem 36 mil inscritos no Minha Casa, Minha Vida; inscrições vão até 16 de maio
Atualmente, 1.964 unidades habitacionais estão sendo construídas em Feira de Santana.
A nova etapa de inscrições para o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida em Feira de Santana já ultrapassou a marca de 36 mil inscritos desde o início do processo no dia 2 de abril. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Habitação, Valdivan Nascimento, em entrevista ao programa De Olho na Cidade, da Rádio Sociedade News.
“O processo está sendo feito de forma online pelos canais digitais da Prefeitura. Nos primeiros dias houve um congestionamento no sistema por conta da alta demanda, mas hoje já está fluindo bem. Já chegamos a essa marca de 36 mil inscritos”, destacou o secretário.
O novo processo de inscrição substitui o cadastro anterior, que datava de 2009.
“Esse cadastro antigo estava bastante defasado, com dados desatualizados. Agora, mesmo quem já tinha se inscrito no passado precisa se inscrever novamente. É um novo sistema, um novo cadastro”, explicou.
As inscrições podem ser feitas até 16 de maio e não exigem, neste momento, envio de documentos.
“Agora é só preencher um formulário simples, com informações básicas como CPF, nome, telefone e dados sociais. A entrega dos documentos será solicitada numa etapa posterior.”
Diferente do que muitos imaginam, a seleção não será feita por sorteio. A escolha dos beneficiários segue critérios definidos por legislação federal e portarias do Ministério das Cidades.
“Existe uma lista de prioridades. Por exemplo, mulheres chefes de família, famílias com crianças, idosos, pessoas com deficiência, pessoas com doenças graves ou degenerativas, negros, indígenas, quilombolas, e também pessoas em situação de rua”, explicou o secretário.
Ainda segundo ele, 50% das unidades deverão ser destinadas a famílias inscritas no Bolsa Família ou que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Outros 3% são reservados para idosos e mais 3% para pessoas com deficiência.
“O sistema vai gerar um ranking com base nesses critérios. Quanto mais requisitos a pessoa atender, mais chances terá. Além disso, haverá uma visita social, com entrevistas feitas por assistentes sociais, para comprovar a vulnerabilidade”, acrescentou.
Atualmente, 1.964 unidades habitacionais estão sendo construídas em Feira de Santana. A entrega está prevista para 2026, e os bairros contemplados são: Campo Limpo, Gabriela, Asa Branca e Liberdade.
A seleção dos beneficiários ocorrerá por empreendimento. “A Caixa determina que, com até 50% da obra concluída, possamos encaminhar os nomes das pessoas. Então vamos divulgar empreendimento por empreendimento e convidar os selecionados para entregar a documentação”, detalhou.
Como se inscrever
Para participar, o interessado deve acessar o site da Prefeitura, rolar a página até o botão Minha Casa, Minha Vida, preencher o formulário e confirmar a inscrição. Ao final, será gerado um número que o candidato deve guardar.
Para quem tiver dificuldades de acesso ou preenchimento, a Secretaria de Habitação está oferecendo suporte presencial na Avenida Senhor dos Passos, nº 212, em frente ao Colégio Padre Ovídio.
“Estamos com uma equipe preparada para ajudar pessoas que têm dificuldade com tecnologia, especialmente idosos. Ninguém vai ficar de fora por falta de acesso”, finalizou Valdivan Nascimento.