Feira de Santana

Feira de Santana inicia transição para vacina injetável contra poliomielite

Prefeito Colbert Filho fala sobre a decisão do Ministério da Saúde de substituir vacina oral para combate à paralisia infantil

05/11/2024 18h39
Feira de Santana inicia transição para vacina injetável contra poliomielite
Foto: Mateus Pereira / GOVBA

O prefeito Colbert Filho anunciou a substituição das tradicionais vacinas de gotinha contra a poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, pelas vacinas injetáveis. A medida segue uma determinação do Ministério da Saúde, que solicitou o recolhimento das doses orais em todo o país.

“A partir de hoje, o Ministério pediu que todas as vacinas de gotinha sejam devolvidas para Brasília. Estamos fazendo a transição definitiva para a vacina injetável, que possui a mesma eficácia,” explicou o prefeito Colbert Filho durante entrevista ao programa Jornal do Meio Dia. Ele destacou a importância histórica da vacina oral, introduzida no Brasil na década de 1980, com o apoio da Fundação Rotária.

“Foi um esforço global que incluiu o Rotary de Feira de Santana, da Bahia e do Brasil, permitindo que conseguíssemos eliminar a paralisia infantil desde 1989.”

A mudança, de acordo com o prefeito, ocorre em um contexto de alerta mundial. Em alguns países, casos de paralisia infantil voltaram a ser registrados. Colbert Filho ressaltou a relevância da nova fase da campanha de vacinação e o papel fundamental das famílias: “É importante que os pais, avós e demais familiares continuem a levar as crianças para vacinar. A nova vacina injetável ajudará a manter a proteção contra a paralisia infantil.”

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Psicóloga destaca impactos da ausência paterna e caminhos para a reconstrução dos vínculos

Psicóloga destaca impactos da ausência paterna e caminhos para a reconstrução dos vínculos

Segundo a psicóloga, a criança é, inicialmente, uma extensão da mãe, e o pai tem o...
Feira de Santana
Governador Jerônimo Rodrigues rebate críticas sobre valor investido pelo Estado na Marcha Para Jesus
Feira de Santana
Feira de Santana celebra 30 anos da Marcha Para Jesus com grande público

Feira de Santana celebra 30 anos da Marcha Para Jesus com grande público

O evento, que integra o calendário oficial de festas do município, reuniu milhares de...