Feira de Santana inicia revitalização de lagoas e mananciais com foco no distrito de Humildes
Entre os locais contemplados estão a Lagoa Antônio Dias, a Lagoa de Terra Dura e o Rio da Rua.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Feira de Santana vai executar obras de revitalização em lagoas e mananciais do município, com atenção especial ao distrito de Humildes. Entre os locais contemplados estão a Lagoa Antônio Dias, a Lagoa de Terra Dura e o Rio da Rua.
A secretária de Meio Ambiente, Jaciara Moreira, explicou que a iniciativa já integra o planejamento do governo municipal e será realizada de forma progressiva, buscando não apenas promover lazer, mas também garantir a saúde pública.
“A Lagoa da Terra Dura já está dentro dos planos de governo e vamos avançar junto com outras ações que serão realizadas progressivamente. Nosso governo tem preocupação com a revitalização das lagoas para que tragam benefícios não só de lazer, mas também de saúde pública. Em janeiro e fevereiro, tivemos um surto de diarreia na região e foi comprovado que as águas estavam contaminadas. É preciso cuidar do meio ambiente e dos nossos corpos hídricos”, afirmou.
Ela também destacou o apoio do legislativo e do prefeito, reforçando a importância do trabalho conjunto.
O vereador Zé Curuca, representante de Humildes, afirmou que a demanda pela revitalização das lagoas é antiga e que foi possível avançar graças à aprovação de um empréstimo de quase R$ 1 bilhão, que garantirá recursos para diversas intervenções.
“Pedi a revitalização de todas as lagoas de Humildes. Hoje estamos no Rio da Rua, que é um local histórico para a comunidade. É uma questão de honra para mim como morador do distrito. Queremos transformar essas lagoas em cartões-postais e conversar com a população para evitar que continuem poluindo o rio”, disse.
Além das intervenções em Humildes, a secretária informou que outras lagoas de Feira de Santana também serão beneficiadas.
“Três lagoas estão previstas para receber obras de imediato: a Lagoa do Geladinho, a Lagoa do Prato Raso e a Lagoa de Berreca. Vamos entregar à comunidade espaços revitalizados e cuidados, conforme o projeto aprovado”, afirmou Jaciara Moreira.
*Com informações do repórter Rafael Marques