Feira de Santana inicia a Semana do Idoso com programação especial
Abertura aconteceu na manhã desta terça-feira
A Semana do Idoso foi aberta em Feira de Santana com uma programação especial, que inclui atividades culturais, esportivas e de conscientização. A abertura das comemorações ocorreu na manhã desta terça-feira (3), no estacionamento da Prefeitura.
A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Irene Brito, destacou a importância do Dia do Idoso, celebrado no último dia 1. “O direito do idoso não é dado, é adquirido. A importância de se promover eventos como esse é dar empoderamento para a pessoa idosa. A pessoa humana só envelhece e ela é uma pessoa como qualquer outra. Estamos comemorando 20 anos do estatuto da pessoa idosa, pelas várias conquistas, mas ainda precisamos evoluir mais. Não podemos deixar de celebrar a vida. Chegar na idade que esses idosos chegaram é uma dádiva, um presente do Criador”, disse Irene.
O Estatuto da Pessoa Idosa completou 20 anos em 2023. Desde que foi criado, o regulamento buscou estabelecer a garantia de uma série de direitos fundamentais à pessoa idosa no Brasil.
Estiveram presentes no evento o prefeito Colbert Martins Filho, o secretário de Desenvolvimento Social, Denilton Brito, a representante do Conselho do Idoso, Fátima Casais, e a promotora de Justiça, Rocío Garcia Matos, que atua na tutela da pessoa idosa no Ministério Público (MP).
Durante a abertura, a promotora Rocío relatou publicamente que atende quase diariamente casos de violação contra idosos. “Nós atuamos na proteção do idoso e no respeito ao estatuto que completou 20 anos. Temos leis que garantem essa proteção e elas precisam ser cumpridas. É triste ter que dizer que quase diariamente atendemos casos de violação contra pessoas idosas”, relatou.
Vestindo roupas leves por conta do calor, os idosos do Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira se apresentaram sob o comando da professora Norma.
De acordo com a coordenadora do Centro, Tilda Brasiliero, “na semana idoso, além de a gente ter mais serviço para eles, é uma oportunidade de sensibilizar a comunidade e dar visibilidade para esse segmento que foi e é tão importante para a sociedade”, destacou.
Rita Passos de Souza, do Centro de Convivência Domingos Mincarone, que esteve prestigiando o evento, revelou que vai aproveitar as comemorações para dançar muito.
“Esse momento para mim é a melhor coisa da minha vida. É muito bom, é muito prazeroso poder participar disso. As pessoas aqui são maravilhosas, principalmente o meu grupo. Estou me sentindo muito bem. Momentos como esse nos enchem de vigor, deixam os pensamentos mais evoluídos. Vou aproveitar para dançar e me movimentar bastante”, contou.
A programação comemorativa da Semana do Idoso segue ao longo da semana. Nesta quarta-feira (4), às 14h, haverá um baile no Sesc, no bairro Tomba.
*SECOM/PMFS