Feira de Santana enfrenta baixa adesão à vacinação contra a dengue
O secretário de Saúde, Rodrigo Matos, alertou para a importância da imunização e reforçou o apelo aos pais e responsáveis.
A campanha de vacinação contra a dengue em Feira de Santana enfrenta baixa adesão, especialmente no retorno para a segunda dose. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, metade das pessoas que receberam a primeira aplicação não voltaram para completar o esquema vacinal.
O secretário de Saúde, Rodrigo Matos, alertou para a importância da imunização e reforçou o apelo aos pais e responsáveis.
“Vacinar é muito importante. É um imunizante seguro, que previne não só a doença, mas, acima de tudo, hospitalizações e mortes por dengue. Infelizmente, a adesão ainda está longe das metas estabelecidas, e por isso aproveitamos este espaço para convocar as famílias: levem seus filhos, netos, todas as pessoas que vocês amam e que estejam na faixa etária de 10 a 14 anos para se vacinar”, disse.
De acordo com Rodrigo, a meta do município é vacinar 45 mil pessoas com as duas doses. Para alcançar esse objetivo, a Secretaria de Saúde ampliou os pontos de aplicação.
“Temos 103 salas de vacinação nas unidades básicas de saúde e realizamos ações extras, como mutirões em shopping centers, sempre com toda a segurança e equipe preparada”, destacou.
Apesar dos esforços, o índice de comparecimento ainda está abaixo do esperado. O secretário reafirmou que a mobilização vai continuar até que a cidade alcance indicadores melhores de imunização.
“O poder público tem feito um esforço muito grande. Vamos seguir trabalhando fortemente para melhorar esses números e proteger nossa população contra a dengue”, concluiu.
*Com informações do repórter Robson Nascimento