Feira de Santana em voz alta: palestra destaca o poder transformador da comunicação
O evento foi promovido pelo Instituto Pensar Feira
20/08/2025 21h26
Foto: Isabel Bomfim
Na noite desta quarta-feira (20), o Instituto Pensar Feira promoveu o encontro “Feira de Santana em Voz Alta: Como Comunicar para Transformar”, realizado no auditório do Edifício Multiplace, com palestra ministrada por Lucas Nascimento, escritor, consultor corporativo e professor de Linguística da Uefs, doutor em Língua e Cultura (Ufba) e com dois pós-doutorados pela USP.
Lucas destacou que a comunicação é o elemento essencial da vida em sociedade e, sem ela, não há transformação.
“Comunicar para transformar é uma atitude, porque comunicar é agir. É uma ação que visa o bem comum, que busca o melhor para as pessoas e, por sua vez, para a cidade. Sem comunicação, nós não seríamos seres humanos. É ela que distingue nossa capacidade de narrar, projetar e organizar a vida”, afirmou.
Foto: Isabel Bomfim
O palestrante também ressaltou a importância de enxergar a comunicação como uma ferramenta de inovação:
“Se queremos impulsionar mudanças reais, precisamos investir na comunicação como tecnologia de inovação. É necessário estar à altura das técnicas comunicativas e da mudança de mentalidade que a sociedade brasileira exige”, destacou Lucas.
O presidente do Instituto Pensar Feira, Edson Piaggio, explicou a relevância do evento para o momento atual vivido pela cidade.
“Às vezes a dificuldade está apenas na forma de conversar, de se expor, de se apresentar. Por isso achamos importante trazer essa palestra, que vai ao encontro do nosso objetivo: pensar Feira de Santana olhando para o futuro. Queremos que as pessoas saiam daqui aprendendo um pouco mais sobre como enfrentar conversas difíceis”, disse.
Foto: Isabel Bomfim
A reitora do Centro Universitário de Excelência – Unex, Marcly Pizzani, que também integra o conselho consultivo do Pensar Feira na área educacional, destacou o impacto positivo da iniciativa.
Foto: Isabel Bomfim
“Promover fóruns como este, que debatem a importância da comunicação e reúnem diversas instituições e personalidades, é essencial. Esse é o movimento positivo que fortalece as instituições e a cidade. Como educadora, acredito que tudo o que movimenta é conhecimento, e participar desse evento é também reafirmar o papel da educação como motor de transformação”, ressaltou.
O evento contou com o apoio da CDL Feira de Santana, ACEFSO, CIFS, SindFeira, Sicomércio e do Convention Bureau.