Feira de Santana

Feira de Santana é homologada como membro da rede Mercocidades

Denilton Brito ao lado do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e do secretário geral da FNP, Gilberto Perre

23/11/2023 16h48
Feira de Santana é homologada como membro da rede Mercocidades
Fotos: divulgação

Feira de Santana foi homologada como membro da rede Mercocidades durante o 28º encontro da cúpula, realizado em São Paulo entre esta quarta (22) e quinta-feira (23). O representante do prefeito Colbert Martins Filho no evento, o secretário de Desenvolvimento Social, Denilton Brito, anunciou a homologação que partiu do Conselho da Rede. Com essa aprovação, o prefeito Colbert Filho conquista um assento com direito a voto nas decisões e deliberações das políticas bilaterais.

A XXVIII Cúpula de Mercocidades reúne prefeitos, secretários, representantes de organismos internacionais, entidades acadêmicas e organizações sociais, contando com a participação de mais de 70 cidades de nove países sul-americanos. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, assumiu a presidência da rede Mercocidades para os anos de 2023 e 2024, sucedendo a presidência de Montevidéu.

Sob o lema “diverCIDADES: Inclusão para a Agenda 2030”, a Rede direcionará seus debates, ações e propostas para três eixos temáticos: Cidades Plurais e Inclusivas; Cidades Globais e Sustentáveis; e Cidades Inovadoras e Eficientes. Além disso, estão programadas atividades voltadas para o presente e o futuro do Mercosul, assim como a integração da Mercocidades com o bloco regional.

A Assembleia de cidades membros, órgão máximo de deliberação e direção da rede, é composta por prefeitos que têm a responsabilidade de oficializar as autoridades da nova gestão da rede, aprovar o plano de trabalho anual, eleger os integrantes do conselho, entre outras atribuições.

Durante a Cúpula, estão sendo realizados encontros abordando temas cruciais, como inclusão social, biodiversidade humana, aquecimento global e vulnerabilidades das pessoas pobres, idosas e crianças, entre outros.

A Rede Mercocidades, estabelecida em 1995, visa promover a cooperação internacional para a criação de políticas conjuntas entre as cidades e estimular o intercâmbio de boas práticas. A reunião de cúpula, que inclui diversas reuniões de grupos temáticos de trabalho, Direção Executiva e Conselho da Rede, culminará com a divulgação da Declaração de São Paulo, documento que delineará o posicionamento e os compromissos das Mercocidades, orientando a gestão da rede ao longo do próximo ano, incumbência da capital paulista.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Vereador Jurandy Carvalho confirma candidatura por novo partido após processo de expulsão do PL

Vereador Jurandy Carvalho confirma candidatura por novo partido após processo de expulsão do PL

Acompanhando o desenrolar do processo, ele levanta questionamentos sobre a justificativa...
Feira de Santana
Feira de Santana inicia aplicação de vacina contra dengue nesta quinta-feira (15); Saiba onde se vacinar
Feira de Santana
Caminhão tomba na BR-116 nesta quarta-feira (14)

Caminhão tomba na BR-116 nesta quarta-feira (14)

O acidente aconteceu por volta das 14h