Feira de Santana

Feira de Santana dá início a mutirão para zerar fila de exames; veja o cronograma

O mutirão está sendo realizado em etapas, conforme o mês de emissão das guias de exames.

08/01/2025 12h00
Feira de Santana dá início a mutirão para zerar fila de exames; veja o cronograma
Foto: Rafael Marques

A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana deu início, nesta quarta-feira (8), a um mutirão de atendimento para resolver a fila de exames represados na rede pública. O projeto, que faz parte de uma promessa de campanha do prefeito José Ronaldo de Carvalho, será realizado em sete policlínicas da cidade, com foco em descentralizar e agilizar os atendimentos.

O secretário de Saúde, Rodrigo Matos, explicou que a iniciativa é ambiciosa e corajosa, especialmente por conta da ausência de um banco de dados que registre a demanda reprimida.

Foto: Rafael Marques

“Nós não temos um banco de dados que fale sobre a demanda represada. Então fomos ousados ao anunciar que quem tem uma guia de exame emitida entre junho e novembro de 2024, e que não conseguiu agendar, deve procurar a Secretaria de Saúde. Para evitar aglomerações, dividimos os atendimentos por datas e policlínicas regionais, com o objetivo de minimizar desconfortos para a população”, destacou.

Uma das grandes preocupações da população é se as marcações serão realmente efetivadas no prazo prometido. Sobre isso, Rodrigo Matos garantiu que o compromisso é claro: “Todos os dias, os cadastros realizados nas policlínicas são enviados para a central de regulação, que já começa o processo de agendamento. Não vamos esperar o dia 23 para começar. Nosso compromisso é zerar essa fila em até 100 dias”, afirmou.

Foto: Rafael Marques

O secretário também enfatizou que os retornos aos pacientes serão feitos de forma breve. “A população vai receber o retorno assim que o exame for agendado. A ideia de descentralizar foi justamente para trazer mais conforto e agilidade.”

Cronograma

O mutirão está sendo realizado em etapas, conforme o mês de emissão das guias de exames. As marcações seguem o seguinte calendário:

Os atendimentos estão sendo realizados nas policlínicas municipais dos bairros Tomba, Parque Ipê, Rua Nova, Feira X, George Américo e nos distritos de Humildes e São José (Maria Quitéria).

Foto: Rafael Marques

*Com informações do repórter Rafael Marques

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Campanha São João de Prêmios movimenta comércio com avaliação surpresa e prêmios para clientes e vendedores

Campanha São João de Prêmios movimenta comércio com avaliação surpresa e prêmios para clientes e vendedores

A campanha segue até 13 de julho e é uma das principais ações para movimentar o comércio...
Feira de Santana
Aeroporto de Feira recebe artistas que agitam o São João no interior da Bahia

Aeroporto de Feira recebe artistas que agitam o São João no interior da Bahia

Entre os nomes que desembarcaram estão Simone Mendes, Pablo e Natanzinho Lima.
Feira de Santana
Polícia Militar intensifica ações durante o São João em Feira de Santana e região

Polícia Militar intensifica ações durante o São João em Feira de Santana e região

Entre os municípios que recebem atenção especial da PM estão São Gonçalo dos Campos,...