Educação

Feira de Santana conquista Selo Nacional de Alfabetização do MEC

Secretário Pablo Roberto destaca trabalho da rede municipal e afirma que meta agora é conquistar o Selo Ouro na próxima avaliação.

11/02/2026 11h55
Feira de Santana conquista Selo Nacional de Alfabetização do MEC
Foto: SECOM

Feira de Santana foi contemplada com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – Edição 2025, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). O reconhecimento destaca as boas práticas adotadas pelo município na área da alfabetização e marca a primeira vez que a cidade recebe a certificação.

Ao comentar a conquista, o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Pablo Roberto, celebrou o resultado e destacou o esforço coletivo da rede.

“É uma satisfação muito grande falar sobre essa boa notícia para Feira de Santana. É a primeira vez que o município recebe esse selo por reconhecimento nas práticas adotadas no processo de avaliação. Faltou pouco para que nós pudéssemos ser Ouro, mas já foi um reconhecimento importante”, afirmou.

Segundo o secretário, a meta agora é avançar na próxima edição. “Não tenho dúvida de que na próxima edição nós vamos chegar lá. Faltaram apenas algumas condicionalidades que já estamos adequando. Vamos continuar lutando para melhorar ainda mais”, garantiu.

Pablo Roberto atribuiu o resultado a um trabalho conjunto que envolveu não apenas a gestão municipal, mas toda a comunidade escolar.

“Foi um trabalho muito grande feito ao longo de 2025. Não foi só da Prefeitura ou da Secretaria, mas contou com o apoio de todos os professores da rede, diretores e familiares que acompanharam. Se continuarmos unidos nesse propósito, vamos avançar muito na qualidade do ensino”, destacou.

Entre as ações decisivas para a conquista do selo, o secretário ressaltou o foco na alfabetização na idade certa.

“Nós precisamos garantir que o aluno seja alfabetizado até o segundo ano do Ensino Fundamental I. Trabalhamos muito nisso, persistimos e fizemos os investimentos necessários. Não foi fácil, as dificuldades existem, mas enfrentamos cada uma delas”, explicou.

Ele também citou o fortalecimento da formação continuada de professores, o monitoramento pedagógico e o incentivo à leitura dentro e fora da escola.

“A equipe da Secretaria faz o acompanhamento, a formação com os professores, e as famílias criaram essa cultura de incentivar a leitura. Isso tudo tem dado resultado”, pontuou.

Questionado sobre o impacto do programa Bahia Alfabetizado, do Governo do Estado, Pablo Roberto afirmou que, apesar da assinatura de um termo de cooperação técnica, o município ainda não recebeu ações práticas da iniciativa.

“Aqui em Feira nós assinamos o termo de cooperação técnica com o Governo do Estado, mas até agora nenhuma ação chegou à Secretaria. Todos os investimentos em formação, qualificação, materiais e módulos foram feitos pelo município”, declarou.

O secretário acrescentou que o município segue aguardando apoio técnico estadual. “Nenhuma orientação, nenhuma reunião aconteceu ainda conosco. Essa mobilização que nos deu esse reconhecimento foi do município de Feira de Santana”, reforçou.

Para consolidar e ampliar os resultados, a Secretaria Municipal de Educação criou um departamento específico de monitoramento.

“Criamos um departamento que acompanha todas as condicionalidades pactuadas com o MEC e todo o trabalho de alfabetização na rede. Já começamos a fazer avaliações de entrada, avaliações medianas e avaliações de saída, porque são elas que aferem a qualidade do ensino e o conhecimento do aluno”, explicou.

Além disso, a pasta seguirá investindo na formação continuada de professores, gestores e coordenadores pedagógicos.

“Vamos continuar insistindo que o responsável pelo aluno precisa acompanhar de perto. O que fizemos em 2025 nos deu esse selo, e isso mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.

Ele demonstrou confiança na evolução do município. “O MEC faz uma avaliação muito criteriosa. Ficaram na condição bronze 500 municípios no Brasil. Nós vamos trabalhar muito para avançar. Da próxima vez é Ouro. Com certeza absoluta”, concluiu.

Dados nacionais e estaduais

O MEC divulgou na segunda-feira (9) os resultados do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – Edição 2025. Dos 417 municípios baianos, 331 foram contemplados: 45 receberam o Selo Ouro, 178 o Selo Prata e 108 o Selo Bronze.

A certificação integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e reconhece os esforços das secretarias de Educação na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização, avaliando critérios como gestão, formação de professores e materiais didáticos.

No cenário nacional, das 5.595 redes que aderiram ao Compromisso, 4.872 realizaram inscrição e 4.728 (97%) obtiveram o selo. Entre redes estaduais e municipais, 2.285 receberam o Selo Ouro, 1.896 o Selo Prata e 547 o Selo Bronze.

*Com informações do repórter JP Miranda

Comentários

Leia também

Educação
Professores aprovam paralisação da Rede Municipal

Professores aprovam paralisação da Rede Municipal

Assembleia da APLB Feira anuncia mobilização no dia 24 de fevereiro
Educação
SEC divulga resultado final do Processo Seletivo Interno da Bolsa Mais Professores

SEC divulga resultado final do Processo Seletivo Interno da Bolsa Mais Professores

Professores selecionados participarão de especialização EaD e receberão bolsa mensal...
Educação
Reunião na Seduc discute pendências salariais e reformulação do plano de carreira dos professores

Reunião na Seduc discute pendências salariais e reformulação do plano de carreira dos professores

Sindicato afirma que apenas um dos 14 itens homologados pela Justiça foi cumprido e convoca...