Feira de Santana celebra a cultura em grande encontro no Centro de Cultura Amélio Amorim
Exposições de artes plásticas, artesanato, cinema, música e manifestações culturais diversas movimentam o espaço
A cidade de Feira de Santana está respirando cultura nesta sexta-feira (4) e sábado (5), o Centro de Cultura Amélio Amorim se transformou no coração cultural da cidade, recebendo um dos maiores encontros artísticos da região. Exposições de artes plásticas, artesanato, cinema, música e manifestações culturais diversas movimentam o espaço desde as 9h da manhã, com programação até as 22h e entrada 100% gratuita.
O evento, idealizado pelo vereador Pedro Américo e realizado pelo Instituto de Sustentabilidade em parceria com a Associação de Bandas de Feira de Santana, associações de artesãos e outros coletivos culturais, tem como objetivo oferecer visibilidade aos artistas locais e fortalecer a cena cultural feirense.
“Nós estamos estimulando a população de Feira de Santana a participar e prestigiar esse momento importante. Só para se ter uma noção, em uma semana de inscrição, 63 bandas se inscreveram para participar do evento. Isso mostra a carência e o desejo dos artistas por espaços como esse para mostrar sua arte”, destacou o vereador Pedro Américo.
Com uma programação extensa, o encontro reúne apresentações de capoeira, samba de roda, concurso de bandas, cinema local — o chamado “cinema-ferente”, feito por artistas da própria cidade — e uma rica feira de artesanato e comidas típicas. O festival abraça todos os estilos e públicos, com bandas de reggae, forró, gospel e MPB se revezando no palco, cada uma com 20 minutos para encantar o público e o júri, que leva em conta, inclusive, a interação com a plateia.
“É importante que a população venha, participe, traga os filhos, os avós. Tem comida típica, espaço para ficar o dia inteiro, muita coisa bonita para ver. É um momento importante para a cultura, para os artistas e para a cidade”, reforçou Pedro Américo.
Um dos destaques do evento é a participação de Yago Conceição, um jovem artista autista que vem conquistando olhares com suas pinturas inspiradas em animes como Dragon Ball Z, Naruto e Cavaleiros do Zodíaco.
“Esse evento é importante para surgirem novos artistas como eu, que só querem expressar o que sentem e o que vivem no dia a dia. Mostrar que somos capazes”, afirmou ao falar de sua arte.
A mãe de Yago, Meire Conceição, acompanhava emocionada a participação do filho e celebrou a oportunidade de inclusão proporcionada pelo festival.
“É um orgulho para uma mãe. Acompanhar ele nesses eventos é prazeroso. Esse festival está dando visibilidade e oportunidade para jovens como Iago. É a inclusão acontecendo de verdade, com os artistas feirenses ganhando espaço para mostrar seu talento e suas cores.”
*Com informações do repórter Matheus Gabrieç