Feira de Santana

Feira de Santana ampliará rede de proteção às mulheres com chegada da Casa da Mulher Brasileira

Ação faz parte de iniciativas integradas da Secretaria de Políticas para Mulheres da Bahia

02/02/2026 10h48
Feira de Santana ampliará rede de proteção às mulheres com chegada da Casa da Mulher Brasileira

O Brasil registrou, em 2025, o maior número de casos de feminicídio já contabilizados no país. Ao todo, 1.470 mulheres foram assassinadas, o que representa uma média de quatro mortes por dia. Os dados fazem parte do indicador do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que reúne registros de todos os estados.

O número supera o de 2024, que já havia sido considerado recorde. A taxa nacional permaneceu em 0,69 morte para cada 100 mil habitantes, índice que se mantém estável desde 2022, repetindo-se também em 2023 e 2024.

Diante do cenário alarmante, a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA) destaca ações voltadas tanto para a prevenção quanto para o enfrentamento da violência contra a mulher, com iniciativas em Feira de Santana e em diversas regiões do estado.

A titular da pasta, Neusa Cadore, ressaltou a importância do trabalho preventivo, especialmente nas escolas. Segundo ela, um dos principais projetos em andamento é o Programa “Oxe, me Respeite nas Escolas”, desenvolvido em cerca de 300 escolas da Bahia, incluindo unidades em Feira de Santana.

“A gente tem ações de prevenção e eu vou citar aqui um projeto que existe em Feira de Santana e em trezentas escolas da Bahia, que é um processo de formação com alunos do nível médio. O programa “Oxe, me Respeite” consiste em atividades que refletem sobre todos os tipos de violência”, explicou.

Neusa Cadore destacou que muitos comportamentos abusivos acabam sendo naturalizados, dificultando a identificação da violência ainda em seus estágios iniciais.

“Muitas vezes a menina está sofrendo um controle exagerado do namorado e não identifica aquilo como uma violência porque se acostumou com isso. Do outro lado, o rapaz pode estar cometendo uma violência psicológica, e às vezes até física, sem compreender que aquilo é violência”, afirmou.

Para a secretária, o enfrentamento passa pela discussão de novos modelos de masculinidade.

“A gente precisa discutir o que é ser homem, qual é o tipo de masculinidade saudável. A violência não começa no feminicídio, ela começa devagarinho, vai crescendo. Se a gente não tiver um trabalho de conscientização, isso acaba refletindo nesses números ainda exagerados que a gente vê todos os anos”, alertou.

Além das ações educativas, a SPM-BA atua em campanhas de conscientização em festas populares, no Carnaval e em espaços comunitários, além do fortalecimento da rede de atendimento às vítimas.

Neusa Cadore também destacou investimentos estruturais importantes, como o funcionamento 24 horas da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Feira de Santana, anunciado pelo governador, e a construção da Casa da Mulher Brasileira no município.

“Aqui em Feira de Santana vai ser construída a Casa da Mulher Brasileira, numa área próxima à Universidade Federal e à nova policlínica. É um equipamento completo: delegacia da mulher, Ministério Público, Defensoria Pública, Vara de Violência e equipe multidisciplinar”, detalhou.

Segundo a secretária, o espaço será fundamental para o acolhimento das vítimas.

“É o lugar onde a mulher chega para relatar a violência, é acolhida, orientada e fortalecida. Muitas vezes ela não tem autonomia econômica, tem dependência emocional. Ela precisa ser encorajada e apoiada, porque não é um processo fácil”, completou.

Além de Feira de Santana, a construção da Casa da Mulher Brasileira está prevista para Irecê e Itabuna. De acordo com Neusa, a licitação deve ser realizada em março, com início das obras ainda este ano.

“A previsão é de início das obras já após a licitação, porque é uma política muito importante. Feira de Santana e o interior da Bahia ganham muito com isso”, concluiu.

*Com informações da repórter Isabel Bomfim

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Prefeitura anuncia investimento de R$ 11 milhões na requalificação e construção de praças em Feira de Santana

Prefeitura anuncia investimento de R$ 11 milhões na requalificação e construção de praças em Feira de Santana

Obras incluem reconstrução, modernização e implantação de academias de saúde em...
Feira de Santana
SAC Móvel atrai grande público e registra filas desde a madrugada em Feira de Santana

SAC Móvel atrai grande público e registra filas desde a madrugada em Feira de Santana

Moradores madrugaram na Praça da Cidade Nova para garantir emissão da nova Carteira de...
Feira de Santana
Trabalhos legislativos são reabertos na Câmara de Feira com programação especial

Trabalhos legislativos são reabertos na Câmara de Feira com programação especial

Sessões legislativas retornam nesta terça-feira (03), marcando início oficial dos trabalhos...